Secretaria Municipal de Saúde surpreende pelo dinamismo e seriedade com que enfrenta a pandemia. Trabalho dedicado está sendo coroado com o sucesso na vacinação.

Dona Maria Rosa de Jesus (109) Anos – Recebendo a imunização

Um dos municípios de menor porte no Vale do Paramirim e interior baiano, torna-se gigante em gestão pública, com reflexos positivos na área de saúde que vem se destacando desde o surgimento do novo coronavírus. A Prefeitura de Caturama, sob o comando do médico e prefeito Dr. Paulo Mendonça, da Secretária Mary de Góes Cavalcante Brandão e toda equipe de profissionais da linha de frente, promoveram uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população. Na verdade, o trabalho de prevenção começou antes mesmo do primeiro caso registrado, já que a origem da doença fez soar o alerta para que fossem acionadas as primeiras normativas para unidades de saúde, PSFs e o hospital São Sebastião.

A partir daí o trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização da rede de saúde do município até a contratação de pessoal, implantação das barreiras sanitárias e equipes de profissionais na linha de frente contra a corona. Importante também tem sido a transparência, divulgação e articulação com a sociedade civil, iniciativas como a produção de máscaras de proteção, campanhas educativas para população, além das medidas de acolhimento social. Com o andamento da pandemia e na medida em que setores foram sendo reabertos e passaram a registrar mais movimento de pessoas, a Prefeitura implementou uma série de medidas complementares, higienização de logradouros públicos e constante orientação à população sobre as posturas sanitárias mais adequadas, de forma a não permitir descontrole na transmissão do novo coronavírus.

Decretos de Emergência em Saúde, que deu mais agilidade para implementação de serviços necessários ao combate do novo coronavírus, o Hospital foi reordenado para atender os casos suspeitos e encaminhar para os procedimentos adequados. A Disponibilização de profissionais para orientação e apoio de famílias que estão em isolamento domiciliar nesse período de pandemia do novo coronavírus, além da proteção e auxílio à população e aos profissionais da saúde, obrigatoriedade de uso de máscaras pela população em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, aumento das compras de álcool gel, luvas, máscaras e demais equipamentos de segurança feito antes da notificação dos primeiros casos de covid-19 na cidade.

Assim como foi eficaz o trabalho de prevenção, também a vacinação que está em curso no município de Caturama, recebe elogios de moradores e especialistas, que percebem toda dedicação, cuidado e atenção não somente com os profissionais de saúde, como nesta nova fase de imunização dos idosos. As manifestações de reconhecimento pelo trabalho de excelência desenvolvido, partem dos beneficiados e familiares, que emocionados agradecem a toda equipe. “É uma satisfação estarmos imunizando os grupos prioritários, rezando para que chegue logo quantidade suficiente para ampliarmos para todos a vacinação. Nosso trabalho é focado no intuito de aliviar o sofrimento das pessoas e salvar vidas. Então, para quem trabalha com saúde, em momento tão crítico como o que estamos vivendo, receber demonstrações de carinho e gratidão é reconfortante e muito especial. Reforça que todo nosso empenho contra essa crise sanitária vale a pena”, agradeceu a secretária de Saúde Mary Brandão.