Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o serviço na noite desta segunda-feira (16), contemplando toda população local e comunidades da região.

Desde janeiro de 2017, quando assumiu o governo municipal, o prefeito Gilberto Martins Brito, o vice-prefeito João Ricardo, vereadores e lideranças que representam a comunidade de Caraíbas, realizaram ações transformadoras em diversas áreas, contemplando a população com serviços e obras nunca antes vistas, como o grande programa de pavimentações de dezenas de ruas e avenidas, sinalização das vias, recuperação de prédios públicos, instalação da subprefeitura, disponibilização de veículos, ambulâncias, máquinas, caçambas, melhorias e ampliação da limpeza e iluminação pública, disponibilização de servidores para o atendimento, além do cuidado com os equipamentos públicos. A comunidade segue recebendo toda a atenção da gestão, que dentro em breve, entregará mais uma creche modelo que está em fase de construção.

Além de todo o carinho e atenção dispensados àquela comunidade e demais povoados da região, o atendimento de saúde é destaque pela forma eficaz, constante e de referência com que é desenvolvido, pensando sempre em ofertar acolhimento, qualidade no atendimento e resolução imediata das demandas que se apresentam. Caraíbas possui hoje um atendimento descentralizado, marca registrada da gestão municipal, que é referência regional pela forma humanizada e isonômica das ações de saúde e o seu caráter participativo. Tal qualidade é uma conquista da rede pública de saúde de Paramirim, que nos últimos anos, formalizou a saúde como prioridade número 01 da atual gestão. Como muito bem colocou o vice-prefeito Dr. João Ricardo em sua fala, “mesmo enfrentando como todos os demais municípios, dificuldades financeiras em tempos difíceis, é preciso seguir fiel ao princípio de que a dor, a doença, a urgência no atendimento das pessoas não podem esperar”.

Com esse pensamento, o prefeito Gilberto Brito, anunciou na noite desta segunda-feira (16), mais um programa pioneiro na região, trata-se da extensão do horário de atendimento médico na UBS de Caraíbas, que passa a funcionar das 8:hs da manhã até as 22:hs, com a possibilidade de, a depender da demanda e algumas metas estipuladas, passar a funcionar de domingo a domingo. Beto fez questão de atribuir todos os créditos desta conquista, ao atual Secretário Municipal de Saúde do Município, Wesley Marques de Souza, que com extrema competência e responsabilidade, conseguiu identificar a existência desse programa disponível no Governo Federal, O Programa ‘Saúde na Hora’, que exige uma série de requisitos para a adesão. “Wesley com toda sua dedicação e competência, foi atrás, empreendeu esforços e conseguiu viabilizar o serviço para Caraíbas, com o apoio lá em Brasília, do Deputado Federal Arthur Maia”, esclareceu o gestor, que não poupou elogios à postura do seu secretário à frente da pasta da saúde em Paramirim.

Em sua fala, o Secretário Wesley Marques de Souza, agradeceu a todos que colaboraram, inclusive aos Agentes Comunitários de Saúde, que realizaram busca ativa e deverão seguir colaborando para que o programa obtenha êxito. Wesley explicou que agora, as donas de casa que tem o dia corrido de trabalho, o pai de família que antes perdia um dia de serviço para realizar uma consulta médica, poderá reservar o horário noturno, para ser atendido pela médica que já foi designada e estará na Unidade das 17:hs as 22:hs, além de enfermeiras e demais profissionais de saúde.  O Secretário disse ainda que o programa é uma estratégia, ofertada pelo Ministério da Saúde, que visa ampliar a oferta de serviços de saúde em horário estendido, ou seja, com o programa em vigor, o posto de saúde terá o horário de funcionamento estendido. O horário da unidade antes do programa, era de 8:hs às 17:hs, agora com a implantação do Saúde na Hora será das 8:h às 22:h.

Em cerimonial simples no hall de entrada da Unidade Básica de Saúde, contando com as presenças dos vereadores Toninho da Farmácia e Aguinaldo, ausência justificada de Chico da Samu, dos médicos Dr. Antônio, Dr. Assis, Drª Mariana e Drª Paloma, parte do secretariado, servidores e representantes da população local, após os pronunciamentos, foi descerrada a placa inaugural do serviço implantado e em seguida uma visitação dos presentes às dependências do local, onde momentos depois, a médica designada já realizava atendimentos. Assim como foi com as diversas melhorias realizadas no hospital municipal, implantação do posto de atendimento exclusivo a mulher e a criança, realização de diversos avanços no atendimento em comunidades rurais, parcerias com clinicas especializadas, contratação de especialistas em áreas essenciais, com a mesma equidade que evidencia a gestão no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa, Paramirim deixa para trás o modelo de assistencialismo na área médica, garantindo saúde para todos de maneira permanente, levando atendimento de excelência, que nos tempos atuais é a maior política social.

AGUARDEM VÍDEO RESUMO DO EVENTO: