Evento que contou com a ilustre presença de Hervé Tritschbergr, prefeito da cidade de Eschabach na França, reuniu gestores e representantes, para a troca de experiências e a multiplicação de ideias sobre a mudança de posturas pelo bem da humanidade.

Inovando mais uma vez em criatividade na busca por conhecimentos e parcerias que visam o aprimoramento das ações de gestores, ambientalistas e técnicos nas diversas áreas administrativas, o CDSBP – Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, através do competente e incansável Prefeito de Dom Basílio e Presidente da Entidade, Roberval de Cássia Meira, em parceria com o município de Botuporã – Prefeito Edmilson Saraiva e a cidade de Eschabach na França, representada pelo seu prefeito Hervé Tritschbergr, promoveram nos dias 09 e 10 de novembro,  no Centro de Convivência Social em Dom Basílio, o primeiro encontro Internacional sobre a agenda 2030 e a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.

A difusão de culturas, conhecimentos, tecnologias e ideias, permeou o seminário que contou ainda com as presenças do Prefeito de Boquira Luciano de Oliveira, Prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, Secretários Municipais das cidades consorciadas, técnicos ambientais, da agricultura, Assistência Social e Educação, além da Coordenadora técnica do PNUD – Daniela Teixeira Santos, que implementou o plano de Primeira Infância idealizado pelo Programa das Nações Unidas no Brasil.  O encontro marcado pela preocupação com mudanças de posturas em áreas essenciais, coerentes com a luta para acabar com a pobreza, eliminar a violência em suas diversas dimensões, além da proteção do meio ambiente e a garantia dos direitos assegurados de paz e prosperidade. O evento abordou também temas relevantes como meio ambiente e agricultura familiar. Uma troca de experiências inédita em nossa região.

Debatendo a Agenda 2030 da ONU, que é um conjunto de 17 Objetivos divididos em 169 Metas que todos os países do mundo devem implementar. O prefeito Anfitrião, Roberval de Cássia Meira, o gestor de Botuporã Edmilson Saraiva, o Prefeito Luciano de Oliveira de Boquira e o convidado internacional, prefeito Hervé Tritschbergr da cidade de Eschabach na França, discorreram sobre projetos viáveis e importantes no que tange à agricultura familiar, técnicas de preservação do meio ambiente, tratamento adequado das águas, saneamento, dentre outros, bem como posturas ideais a serem adotadas em prol dos municípios do Brasil e do Mundo. O prefeito Edimilson Saraiva de Botuporã, compartilhou experiências vividas em sua visita a outras culturas e detalhou caminhos a serem seguidos pelos diversos Secretários de meio ambiente, agricultura, Educação, Saúde e assistência social dos municípios consorciados (Bacia do Paramirim).

Além das palestras, vistas técnicas e reuniões paralelas, aconteceram também diversas apresentações culturais, que encantaram o visitante e a todos presentes. Apresentações de filarmônicas, danças típicas, rodas de capoeira e exposição de exemplares da nossa produção agrícola. “Vocês possuem grande sorte de terem nascido e estarem vivendo em uma região tão rica e abundante. Busquem aperfeiçoar técnicas de preservação, respeito e zelo para com esse meio ambiente tão produtivo, para que cresçam e multipliquem riquezas, sem destruir essa magnífica natureza”. Disse o prefeito Hervé Tritschbergr, em um trecho de sua palestra. A impressão de participantes, foi de um encontro superprodutivo, com aprendizado valioso em diversas áreas de atuação. “Um prefeito que vive a realidade de 1º mundo, cujo município, mesmo possuindo muitos recursos econômicos, reconhece a nossa importância para o mundo, especialmente no que diz respeito à preservação ambiental e a produção de alimentos saudáveis”. Sintetizou Roberval Meira, presidente do Consórcio.