Faltando pouco mais de uma semana para a tradicional fogueira de São João, por mais um ano, a Prefeitura Municipal de Caturama, em parceria com o Governo do Estado através da BAHIATURSA, antecipou a alegria e descontração em ritmo de forró, sofrência e sertanejo do bom. A Festa em Feira Nova, Distrito que fica localizado a 15km da sede do município, promoveu a alegria e incendiou as comemorações juninas na região.

Bonita manifestação da cultura popular, com estrutura de respeito, fez jus ao evento que se torna cada vez mais importante para nativos e visitantes, que por lá se reúnem para iniciarem em alto estilo as andanças pelo São João. Animação e muita descontração marcaram o fim de semana em Feira Nova, cuja Praça principal foi palco do charmoso arraiá, que reuniu milhares de pessoas em dois dias de confraternização.

Buscando contemplar a população de forma decente e democrática, oportunizando momentos de lazer, valorizando a tradição e ainda colaborando para aquecer a economia local, o prefeito Dr. Paulo Mendonça, consciente das dificuldades de um período crítico em todo o país, esforçou-se em realizar o São João, com responsabilidade, criatividade e pé no chão, para que o povo se divertisse sem comprometer as coisas básicas que competem à gestão.

A equipe organizadora, que teve à frente lideranças da comunidade que colaboram com a administração, conseguiu apresentar uma programação especial, oferecendo conforto, criatividade e atrações diversificadas que agradaram a todos os públicos. Além disso, a ornamentação, aliada aos critérios de ordem do evento, deram um visual festivo às barraquinhas e toldos, que enfeitaram toda a praça. Tudo isso mesclando a tradição do São João, com adaptação aos aspectos da modernidade nos shows, que receberam elogios dos participantes.

“A prefeitura municipal está de parabéns em proporcionar esta festa. Resgatar a cultura e as tradições em folguedos populares é de grande importância para a cidade, para o distrito e a população”, afirma. A técnica de enfermagem Maria Lúcia da Silva, que veio de São Paulo com os filhos para participarem do São João. “Estou achando a festa maravilhosa. Trouxe meus filhos que estão se divertindo aqui na Praça, eventos como este são muito importantes para nós, marcam o reencontro de amigos e de famílias em praça pública curtindo como cidadãos”, complementou.

Artistas como a super Banda Xodó da Bahia,  Amado Basílio, Coladinho LP, Liano Silva, Leléu de Zé de Chico, Matheus Henrique, Marcelo Marrone, o forrozeiro Paulo Aguiar e Renan Moreira, fizeram a moçada arrastar o pé. Dona Antônia Moreira,  estava muito feliz com a realização de mais uma edição do tradicional São João. “Estou adorando tudo, o clima dessa época é convidativo para dançar forró como esse de Feira Nova. A Prefeitura está de parabéns por promover essa alegria para toda gente”! completou.

   

Na sexta-feira (14), noite de abertura do São João, o prefeito do município Dr. Paulo Mendonça esteve presente com familiares e amigos. Uma passadinha na residência do grande amigo e colaborador Buda, foi a deixa para a calorosa recepção de dezenas de lideranças, que acolheram o gestor e seguiram em caminhada para a praça do forró, onde se misturando à multidão, o grupo abraçou e foi abraçado por pessoas de todas as idades, gente que reconhece o bonito trabalho realizado pelo médico e mais jovem prefeito da região. Dentre as lideranças que marcaram presença em apoio ao gestor em Feira Nova,  estiveram todos os vereadores da base, o deputado Estadual Pedro Tavares, ex-prefeito Dr. Walter Brandão, Leonardo Costa do Consórcio do Vale do Paramirim, vice-prefeito Naílson Ramos, Secretários Municipais, dentre os quais Antônio Leão e o anfitrião Buda.

   

“Fiquei muito feliz com o sucesso da festa e emocionado com a calorosa recepção de lideranças e amigos, que mais uma vez, nos recebem bem na querida Feira Nova”. Disse o prefeito Dr. Paulo Mendonça, que ao comentar os últimos acontecimentos e o sucesso da sua gestão, assim resumiu: “Todos as pesquisas realizadas até aqui, comprovam a nossa aprovação. Acredito que a receita do êxito esteja na humildade, sensibilidade em ouvir as pessoas e comunidades e acima de tudo em ter o desejo de trabalhar pelo povo. Eu não calço sapato alto, mas, os números mostram que estamos no caminho certo. Melhoramos a qualidade não apenas na saúde que hoje é destaque, como também na educação, assistência social, infraestrutura, enfim, somos recordistas em obras e muito mais ainda está por vir. Vejo que em todas as áreas temos mostrado serviços. Portanto, o povo está vendo e aprovando o nosso trabalho”, comemorou o prefeito.