Músico e personalidade influente na sociedade regional, Z. Moreno fala sobre figuras folclóricas da região, festas do Morro do Fogo, Bom Jesus da Lapa e muito mais.

Nosso ilustre convidado desta semana, é um filho da terra, integrante da tradicional família Moreno, tão conhecida e muito querida em Macaúbas, Paramirim e região. José Maria Moreno, o Z. Moreno relembra sua trajetória e comenta fatos marcantes e históricos da região. Botando música na conversa, Z. Moreno, entoa canções que contam episódios imortalizados nas suas músicas, como as romarias ao Morro do Fogo, a peregrinação a ao santuário de Bom Jesus da Lapa, visto pela ótica do artista, que também colabora para o enriquecimento das tradições folclóricas, como os ternos de reis, filarmônicas, grupos de rezadeiras, tudo isso registrado pelo artista também em fotos e vídeo.

Um papo pra lá de interessante, com um personagem que viveu e registrou momentos como a construção da barragem do Zabumbão, obra que modificou a realidade deste vale. O jovem apresentador Dr. Lucas que é fã, decidiu criar esse momento de prosa com esta figura carismática, uma conversa com o artista, falando para diversos públicos, inclusive os que não conhecem a história do veterano Z. Moreno, que até os dias atuais colabora com ações nos eventos religiosos, festivos e culturais. Um bate-bola que deixará os telespectadores e toda turma de seguidores do grupo O Eco de comunicação com gostinho de “quero mais”.

O novo podcast do Jornal O Eco é produzido e apresentado por Dr. Lucas Iago, cuja proposta é levar ao público, de forma eclética, um pouquinho mais de conversa com artistas, autoridades, personalidades e gente do povo, sempre buscando levar informação confiável. A intenção é abordar a pluralidade cultural econômica e social da região e contemplar a diversidade do Vale do Paramirim. Cada convidado passa por uma espécie de sabatina, dessa forma, o público tem sempre a oportunidade de saber um pouco mais sobre fatos e pessoas que fizeram e fazem parte da construção deste pedaço de chão. Cada episódio do ECOCAST, com publicação semanal, é distribuído em formato de vídeo no canal da TV O Eco no YouTube. A ideia é produzir também uma versão especial, com conteúdos extras e de bastidores, nas demais redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, dentre outras. Então corra lá! E curta mais esta edição inédita!