O Ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes, que não conseguiu se eleger nas últimas eleições, poderá assumir uma vaga na câmara federal, uma vez que, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e indeferiu o registro da candidatura do deputado federal reeleito, ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT-BA).
O parlamentar foi reeleito com 124.647 votos, porém foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por uma condenação por improbidade administrativa. Os ministros do TSE consideraram que o ex-prefeito de Camaçari não deveria ter tido o registro validado pela Justiça Eleitoral da Bahia e negaram o registro a Caetano de forma unânime por 7 votos a 0.
Dessa forma, o primeiro suplente da coligação, Charles Fernandes (PSD), que inclusive foi votado em diversos municípios da nossa região, assumiria a cadeira. Charles Fernandes foi prefeito do município de Guanambi entre os anos de 2010 a 2016, fez o sucessor Jairo Magalhães. Já se cogita nos bastidores, que Charles já pode ser diplomado como titular da cadeira.
Nas eleições deste ano (2018), Fernandes foi lançado pelo governador Rui Costa (PT), como candidato a Deputado Federal e capitaneou pouco mais de 74 mil votos, o que não foi suficiente para se eleger. Essa não é a primeira vez que um político da região assume uma cadeira como suplente. O caso mais recente foi do forrozeiro Edigar Mão Branca, que ocupou a vaga deixada por Geddel que na época assumiu um Ministério.