No programa #PapoCorreria desta terça (17), o governador Rui Costa e seu convidado, o senador Otto Alencar, receberam representantes da Cooperativa dos Produtores de Cana e seus Derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama), da Chapada Diamantina. Ao saber que os produtos da cooperativa – cachaça, licor, rapadura, açúcar mascavo, demerara e melado – não estão mais sendo exportados, o governador sugeriu a articulação com os chineses.

“Eu vou falar com Bruno [Dauster, secretário estadual da Casa Civil], para que ele articule com o secretário de Turismo e com Jerônimo [Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Rural – SDR] para fazermos uma exposição das nossas cachaças no mercado chinês, eu vou combinar com os chineses”, prometeu Rui Costa.

O governador ainda explicou que, na China, há supermercado que possuem uma ala inteira promocional de produtos importados, que “ficam como se fosse fase de teste do mercado, eles colocam e fazem rodízio de vários produtos, aqueles que têm aceitação eles passam a importar regularmente”.

Rui afirma ainda que, em sua última visita à China combinou com os chineses que iria levar produtos da Bahia para fazer exposição nestes mercados. Vale destacar a robustez do mercado chinês, que possui uma população de 1,5 bilhão de pessoas. Segundo o presidente da Coopama, Junael Oliveira, a cooperativa já exportou, mas no momento, está com sua rota da cachaça concentrada na Bahia.

“Nós já exportamos para Itália, ultimamente não estamos exportando, por questões financeiras, mas pretendemos voltar com as exportações”, informa Oliveira. E completa, “nosso objetivo é correr a Bahia, para que os baianos conheçam a produção do nosso estado, não só com cachaça, mas açúcar mascavo, demerara, rapadura”. A rota da cachaça é formada por um grupo de produtores que visa fomentar a cachaça da Bahia e apoiar sua comercialização.

Coopama
A cooperativa conta com 33 cooperados com envolvimento de 144 famílias no processo de produção de toda a matéria-prima utilizada no processamento dos produtos. A sede está localizada em Abaíra, mas possui cooperados de Piatã, Jussiape e Mucugê, municípios da Chapada Diamantina que fazem parte da cadeia produtiva da cana de açúcar.

A Bahia é a segunda maior produtora de cachaça do Brasil, tem mais de 7 mil produtores de cachaça de alambique, que atuam na cadeia produtiva da cana de açúcar e geram emprego e renda para mais de 30 mil agricultores familiares e pequenos produtores da Bahia. O governo do estado é o maior apoiador da Coopama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).