Jerônimo foi pessoalmente à Assembleia detalhar como pretende utilizar os recursos próprios do estado para o combate à fome em parceria com os municípios .
Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou, nesta quinta-feira (19), o projeto de lei que regulariza o programa “Bahia Sem Fome”. Se a proposta for aprovada, o governo estadual estará autorizado a utilizar de recursos próprios para o combate à fome.
Antes de elaborar a matéria, o governo atuava apenas como um intermediador das doações das pessoas. Dentre os pontos do projeto, está previsto o Fundo Estadual de Combate à Fome e o diálogo com os conselhos estaduais e municipais para decidir como usar essa verba. A ideia é oficializar o programa que irá realizar repasses fundo a fundo, para que cada cidadão em situação de vulnerabilidade, seja contemplado.
“Nós queremos colocar nossos recursos, não só com dinheiro para cesta, mas com programa de assistência técnica, com programa de água, com o Minha Casa, Minha Vida, que também garantem um conjunto de ações paralelas. Nós queremos garantir que as pessoas que estejam, por exemplo, no programa Bolsa Família possam ser contempladas, não só com o Bahia Sem Fome, mas com ações de construção de escolas, construção de hospitais e, assim, a gente poder garantir a saída dessas pessoas da fome e da pobreza”, frisou o governador.
Muito importante e necessário que a Assembleia Legislativa aprove esse projeto de lei, autorizando o emprego de recursos públicos para combate à fome e à pobreza no estado.
A cada dia amplia-se o número de famílias em situação de vulnerabilidade social, muitas delas vivendo em condições de extrema pobreza, sobrevivendo a duras penas em meio à deformação social das comunidades em que subsistem, num cenário de fome e miséria angustiante.
O aumento de populações em estado de vulnerabilidade social tende a agravar os problemas socioeconômicos, fazendo aumentar as desigualdades sociais.
Nessa perspectiva, o referido projeto de lei destinando recursos para implementação de uma política voltada para o socorro e amparo dessas populações, anunciado pelo governo do Estado, uma vez aprovado e implementado, é sem dúvida uma iniciativa extremamente oportuna, necessária e positiva para essa parcela da população desempregada, esfaimada e desprovida, cujo grande sonho de consumo é tão somente conseguir abrigo e ter na mesa um prato de comida para dar aos filhos.
Parabéns ao ilustre governador Jerônimo pela seriedade e competência com que tem trabalhado à frente do governo do Estado, destacando-se como um gestor público que caminha e trabalha do lado do povo, buscando atender quanto possível as demandas sociais, desempenhando com eficiência e dedicação o seu mandato, no seu firme propósito de fazer da Bahia um estado cada vez mais próspero e melhor para o seu povo.