Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria do Hospital, esclarecem dúvidas da população sobre mudanças necessárias no atendimento ao público.

Tiveram início nesta semana, os trabalhos da primeira reforma e readequação do Hospital Municipal Dr. Aurélio Justiniano Rocha, localizado na sede de Paramirim, unidade de saúde que também acolhe pacientes de municípios  da região ali pactuados. Uma obra de grande vulto, com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhões de reais, recursos adquiridos através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Paramirim com o Governo do Estado da Bahia. Segundo o prefeito Gilberto Brito, a readequação completa do prédio se faz necessária e urgente, para que médicos, servidores e pacientes, possam usufruir de mais dignidade e conforto.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dentre as diversas intervenções que estão sendo executadas no centro hospitalar, estão inclusas mudanças na estrutura física, substituição de portas e janelas, instalação de ares condicionados, troca do telhado, recuperação de paredes, remodelação de ambientes, incluindo novos estacionamentos, acesso principal e modificações na arquitetura para melhor logística. No projeto, consta a modificação de toda fachada do prédio. Após as obras, o hospital terá também novos móveis e equipamentos médicos, leitos e demais utensílios que já estão disponíveis na unidade para serem instalados.

Diante de algumas dúvidas da população de Paramirim e região, sobre a logística no atendimento durante a reforma, a reportagem do jornal O Eco conversou com a Diretoria do Hospital, que esclareceu ponto a ponto as mudanças, limitações temporárias e postura adotada, no que diz respeito ao acolhimento e encaminhamento de pacientes. Ressaltando que tudo foi feito de forma estratégica, visando o bem-estar dos que necessitam de atendimento. “Tivemos todo cuidado no planejamento prévio para o início das obras, deslocamento de pacientes internados para outras unidades conveniadas com o SUS, arcando com todos os custos inerentes à estadia, foram determinadas pausas programadas na realização de cirurgias na unidade, uma vez que não há condições com o prédio em reforma, mantivemos as consultas agendadas com especialistas, encaminhando as pessoas para locais adequados, tudo foi pensado de forma humanizada”.

No que tange à atendimentos diários de consultas ambulatoriais, a Coordenadora, Marinalva Silva explicou que, “todos os pacientes estão sendo orientados a procurarem os PSFs da sede e área rural. Pois, temporariamente, não há condições. Somente foi preservado o setor para atendimentos de urgência e emergências, sendo que, após os procedimentos de praxe, havendo necessidade de internação, o paciente é encaminhado para outra unidade conveniada com o SUS, à exemplo do Hospital José Américo, também na sede de Paramirim”. Detalhou Nalva, que aproveitou para externar toda satisfação de profissionais e servidores com a ampla reforma, que além de modificar para melhor a logística de atendimento, irá oferecer muito mais conforto, praticidade e dignidade a todos que necessitarem de cuidados médicos em Paramirim e região pactuada.

Da redação – Samuel Rodrigues DRT-BA 0005232