A animação já tomou conta da população de Érico Cardoso, que há alguns dias já se reúne na Praça da Matriz, sempre após as celebrações religiosas para prestigiarem as apresentações culturais, brincadeiras típicas dessa época como o trança fita, o pau de sebo, as quadrilhas, os quebra potes, dentre outras recreações juninas protagonizada pela criançada e juventude, que atrai muita gente nas noites aconchegantes, saboreando iguarias e aquele quentão direto do fogão a lenha da casinha de sapé, especialmente construída para esse fim. Momentos de confraternização e cumplicidade dão o tom do que está por vir no maravilhoso São João da Tradição.

Nossa reportagem deu uma espiadinha no movimento da noite de ontem (18), quando depois da missa, aconteceu um animado quebra-pote, a bonita apresentação da quadrilha Meu Xodó de Paramirim e em seguida a apresentação musical com o jovem Jan Xavier, que botou música na conversa e convidou o povão para se balançar no esquenta de São João. O prefeito Dr. Érico e a primeira-dama Soraia, principais incentivadores desses resgates culturais, participam ativamente de tudo o que rola nas noites juninas, em meio a um cenário convidativo, cuja ornamentação encanta pelo capricho dos detalhes, criatividade e bom gosto expostos em todo o perímetro do arraiá.

“Como filho desta terra, sempre amei a época de São João, nosso esforço é dar suporte para as iniciativas dos moradores, em resgatar e manter vivas nossas tradições. Os eventos pré-São João, começaram a surgir nos anos anteriores, sempre que se iniciavam os preparativos da festa. Eu e minha esposa Soraia, passamos então a participar, colaborando e prestigiando junto com a população, pois, esses encontros representam uma oportunidade a mais de valorizarmos a nossa cultura e consequentemente a história local, contemplando talentos locais e regionais, além da importante interação que é saudável entre os moradores”, enfatizou o prefeito Dr. Érico, destacando que a iniciativa também ajuda a divulgar o São João de Érico Cardoso.

Moradora de Paramirim, a comerciante Etelvina Oliveira elogiou a iniciativa. “A Prefeitura está de parabéns, pela organização, magnífica ornamentação feita com amor, também pela iniciativa de realizar os eventos adicionais antes da programação oficial, isso aqui está muito lindo. Os moradores e visitantes que já estão chegando, podem ter um momento de confraternização, sentindo o clima de São João que sempre nos traz boas recordações e emociona a todos”. Disse ela.