Tradição amplia público a cada ano e já faz parte do patrimônio cultural da região

A maior festa popular de Caetité, animou uma multidão no fim de semana de folia e movimentou a economia da cidade. O Carnaval da Diversidade e a Lavagem da Esquina do Padre reuniram atrações da Prefeitura e de blocos alternativos, cultura e a alegria de milhares de pessoas que se encontraram nas avenidas e ruas do cortejo.

O desfile saiu da feira Velha e subiu pela rua Barão. Neste ano de 2023, os organizadores optaram por mudar o percurso, passando pelo Parques Árvores, até a chegada a Avenida Santana. Era tanta gente, que durante o trajeto, era possível medir a circulação de pessoas em todos os lugares do centro histórico. Enquanto o foliões passavam pela Barão de Caetité, já tinha gente na Avenida Santana. Na Praça da Catedral, chegavam as baianas, que tradicionalmente lavaram as calçadas da casa de Monsenhor. Logo após, foi a vez da multidão tomar banho de carro de pipa, outra tradição da festa.

A festa é um momento de integração das famílias caetiteenses e também movimenta a economia da cidade aquecendo o comércio. Os hotéis e pousadas ficaram lotados, aumentou-se o movimento em lojas e restaurantes, sem contar, os comerciantes e vendedores autônomos que trabalharam nos dias de festa. Tradição que ganha novos adeptos a cada ano e se firma como patrimônio cultural da região.