Chegou a hora da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e os estudantes já estão na expectativa. Nessa reta final, os professores e especialistas recomendam que os alunos mantenham a tranquilidade e fiquem focados no teste.

DESCANSO

O professor Francisley Rodrigues orienta que, nessas últimas horas que antecedem a prova, não vale a pena desperdiçar tempo e energia tentando aprender conteúdo novo. “É hora de relaxar, com muita tranquilidade se preparar para o dia. “No máximo, o candidato pode dar uma leve e pontual revisada no que já foi estudado e tirar suas últimas dúvidas”, afirma.

Rodrigues avalia que o lado emocional é o que mais costuma pesar nesse momento, pois os jovens ficam nervosos à medida que a data da prova se aproxima. “Por isso, é fundamental o apoio familiar, a tranquilidade e o sono em dia”. Como a prova obedece ao horário de Brasília, o estudante precisa se acostumar com o horário de verão.

Um dos pontos que costumam causar estranhamento é almoçar um pouco mais cedo no dia de prova, já que é preciso entrar no local até no máximo 12h (horário local). “Procure se alimentar mais cedo desde já, para ir à prova já adaptado”, diz.

A redação, aplicada no primeiro dia da prova, é a que tem maior peso,valendo 1000 pontos. Por isso, o professor lembra a importância de organizar bem o tempo ao desenvolvimento do texto. “O aluno pode iniciar o exame pela redação, deixando o tempo de 1h a 1h30 para desenvolver o tema proposto. Depois de feito, passar para as questões subjetivas”.