Prefeito Gilberto Brito obteve boa aprovação e pré-candidato Dr. João Ricardo lidera corrida para a sucessão com 41% das intenções de voto.

O Jornal O Eco, referência em pesquisas de opinião em todos os municípios do Sudoeste, Oeste e Chapada Diamantina, realizou entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2023, mais uma pesquisa de avaliação do atual governo municipal de Paramirim, ouvindo 384 pessoas da sede e área rural do município, utilizando o método face a face e a amostra aleatória estratificada com alocação proporcional. O Instituto, que é credenciado junto ao Conselho Regional de Estatística, divulgou o resultado do levantamento, que indica uma boa aprovação da atual administração.

De acordo com o resultado apurado, 59% dos entrevistados avaliaram a gestão do prefeito Gilberto Martins Brito como ótima ou boa, enquanto 12% consideram regular, 19% dos entrevistados ouvidos pela pesquisa afirmam ser ruim ou péssima e uma parcela de 10% não quis ou não soube opinar.

Quando indagados se o município melhorou, está na mesma ou piorou nesse segundo período administrativo, exatos 66% dos entrevistados afirmaram que Paramirim melhorou, enquanto 8% declaram que o município está na mesma, uma parcela de 16% afirma que piorou e 10% dos entrevistados, não souberam ou não quiseram opinar.

Avaliando possíveis pré-candidatos para a disputa à sucessão em 2024, o Instituto apresentou nomes para apreciação dos entrevistados, indagando sobre suas intenções de voto se fossem estes os candidatos e a eleição para prefeito fosse hoje. Nessa questão estimulada, o nome do atual vice-prefeito Dr. João Ricardo, aparece liderando com 41% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito de Paramirim, Dr. Júlio, que obteve 28% e aprece em 2º lugar. O jovem advogado, empresário, presidente do PDT local e supervisor do CEJUSC Dr. Lucas Iago, surge como opção em 3º lugar com 11%. O médico Dr. Antônio (Tolinha), pontua com 5% e o também médico e filho da terra Dr. Marcos, obteve 3% nesse levantamento. Os que afirmam não ter intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados somam 3%  e outros 9% não souberam ou não quiseram opinar.

Diante de muita expectativa popular sobre eventuais nomes com possibilidades de compor as chapas majoritárias na condição de pré-candidatos a vice-prefeito, o jornal apresentou também uma lista com os nomes mais comentados. Nesta questão, o ex-prefeito Dr. Sílvio Humberto, aparece liderando as intenções de voto com  26%, seguido pelo jovem advogado Dr. Lucas que obteve 15%. Dr. Antônio (Tolinha), aparece com 12%, Dr. Marcos, obteve 10% das intenções de voto e o ex-vereador Osório, aparece com 5%. Os que não demonstram intenção de votar nos nomes apresentados são 9% e uma parcela de 23% não soube ou não quis opinar.

Seguindo o cronograma do projeto estatístico, O Eco buscou colher do entrevistado a sua percepção sobre qual dos nomes apresentados teria mais chances de ganhar as eleições para prefeito de Paramirim no pleito marcado para outubro do ano que vem. Para 47% o atual vice-prefeito e potencial pré-candidato da situação, Dr. João Ricardo, é quem possui maiores chances de vencer. Em segundo lugar aprece o ex-prefeito Dr. Júlio com 29% das menções, enquanto Dr. Lucas  pontuou com 11%, Dr. Antônio com 4% e Dr. Marcos aparece com  3%. Uma parcela de 1% declara que nenhum dos nomes tem chances de vencer e 5% não soube ou não quis opinar.

O Eco perguntou também, se os entrevistados acham que deve surgir novos nomes na política local, para 71% dos entrevistados, devem surgir novos nomes, 25% acham que devem permanecer os mesmos e 4% não souberam ou não quiseram opinar.

O Instituto mediu ainda, o índice de rejeição dos nomes apresentados, com o objetivo de divulgar para o público leitor o máximo de informações sobre as primeiras prévias eleitorais, visando as eleições do ano que vem. Diante dos números tabulados pelo veículo de comunicação de grande expressão no jornalismo e referência em pesquisas de opinião na região, fica evidenciada uma boa aprovação da atual gestão, que apesar das dificuldades enfrentadas, segue com crédito junto à opinião pública que em sua maioria, se mostra confiante com o atual governo municipal.

A pesquisa foi realizada no município de Paramirim, pela empresa O Eco, obedecendo os mais rigorosos critérios determinados pelo conselho regional de estatística, CONRE 5ª região, entidade fiscalizadora, a qual o jornal é filiado.