O novo levantamento estatístico realizado por iniciativa do jornal para informar a população regional, avaliou também a atual gestão e traçou cenários atualizados entre pré-candidatos.

Diante das insistentes fake news, boatos que surgem em postagens, com o objetivo de confundir a cabeça da população local e regional, na condição de veículo de comunicação pioneiro e respeitado pela sua história e compromisso com a verdade, o Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, mobilizou sua equipe de profissionais, para realizar mais uma pesquisa de avaliação da atual gestão municipal e medir a intenção de votos em pré-candidatos, buscando reestabelecer a verdade, colhendo da população, opiniões sobre aspectos políticos e administrativos do município de Paramirim.

A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de setembro de 2023, entrevistando 384 pessoas da sede e comunidades rurais, pelo sistema de amostragem, obedecendo todos os critérios estabelecidos para esta atividade com a qual atuamos há décadas. O resultado indicou que mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, especialmente neste ano de 2023, a atual gestão do prefeito Gilberto Brito está bem avaliada, obtendo índices consideráveis de aprovação 57% entre ótima e boa. A pesquisa mostrou ainda que o bom desempenho da atual gestão, pelo menos até o momento, tem refletido nas intenções de voto para o pré-candidato do grupo situacionista, Dr. João Ricardo, que lidera em todos os cenários, nas disputas espontânea, estimulada, incluindo o possível embate direto com o ex-prefeito Dr. Júlio.

Além das questões de avaliação do governo municipal, O Eco apresentou aos entrevistados, indagações referentes ao pleito municipal, marcado para outubro do ano que vem. Perguntas espontâneas, quando não são apresentados nomes e o entrevistado indica o nome que tem em mente, também as questões estimuladas, quando o Instituto apresenta nomes dos possíveis candidatos. Nesta questão, após analisar o momento político atual, diante das incertezas de partidos e o fato de supostas candidaturas anteriormente ventiladas e que, aparentemente sinalizam pela desistência, o jornal optou por inserir apenas três nomes em evidência nesta data.

Outra questão importante, que revela a percepção do entrevistado sobre quem teria mais chances de vencer as eleições municipais para prefeito de Paramirim em 2024, denota uma tendência de confiança na atual gestão e expressa o desejo da maioria dos entrevistados em permitir uma sequência do atual projeto de gestão, contra uma parcela considerável, porém menor dos que indicam o desejo de retorno do ex-gestor e sua equipe administrativa. Os números apontam também uma boa vantagem de João Ricardo na sede do município, ampliação das intenções de voto também no maior povoado rural, Caraíbas, dentre outras localidades importantes do município. O levantamento estatístico possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e a margem de erro é de 5 pontos percentuais.