Levantamento divulgado pelo Instituto na manhã desta sexta-feira (29/12), aponta uma diferença de 29,7 pontos percentuais  entre os pré-candidatos na corrida pela prefeitura em 2024.

A última pesquisa do ano, realizada e divulgada sobre a gestão municipal, colhendo também uma prévia do atual quadro eleitoral em Boquira, indica que Alan Machado França (PSB), atual secretário de saúde do município, segue liderando as intenções de voto, abrindo margem folgada para o segundo colocado. O pré-candidato do grupo da situação, aparece à frente nas questões espontânea e estimulada, de acordo com o resultado final do levantamento estatístico divulgado nesta sexta-feira (29), pelo Instituto Baiano de Estatísticas (IBEL) para a prefeitura do município nas eleições 2024.

De acordo com o instituto, na questão espontânea, quando não são sugeridos nomes de pré-candidatos, Alan obteve  53,3% das intenções de voto, seguido de Patrício Figueiredo que pontuou com 25,1%.  Já na questão estimulada, quando os pesquisadores apresentam nomes de potenciais pré-candidatos, Alan França obteve 57,8% das intenções, Patrício Figueiredo ficou com 28,1%. Os que afirmaram não terem intenção de votar em nenhum dos nomes citados são 3,6%. Não souberam ou não quiseram opinar foram 10,5%.

No que diz respeito à avaliação da atual gestão administrativa do prefeito Luciano da Farmácia, as indicações positivas, ótima e boa, somaram 68,8%, enquanto uma parcela de 14,4% afirma ser regular o segundo período administrativo do atual prefeito. Já para 13,8% dos entrevistado a gestão foi considerada ruim ou péssima. Exatos 3% não souberam ou preferiram não responder a este questionamento. O IBEL quis saber também se Boquira melhorou, está na mesma ou piorou com o segundo mandato de Luciano. Para 70,7% dos entrevistados o município melhorou, enquanto para 10,5% Boquira permanece na mesma, 14,4% afirmaram que piorou. Não souberam ou não opinaram 4,4%.

O levantamento foi realizado por iniciativa própria do IBEL, Instituto Baiano de Estatísticas Ltda, CNPJ: 05.949.626/0001-62 – CONRE Nº 019, entrevistando 334 pessoas da sede e comunidades rurais do município de Boquira, entre os dias 22 e 23 de dezembro de 2023, utilizando o sistema de amostragem Estratificada com Alocação Proporcional. Intervalo de Confiança: 95% ou 0,05 de significância -Erro padrão: 5%. O Instituto avaliou também índices de rejeição atribuídos aos pré-candidatos e auferiu a perspectiva, segundo a opinião dos entrevistados, sobre quem teria mais chances de vencer as eleições municipais para prefeito, prevista para outubro de 2024. 

Vale ressaltar, que o IBEL é um dos mais conceituados Institutos de Pesquisas da Bahia, com longo histórico de acertos em seus prognósticos, inclusive no município de Boquira, que em pleitos passados, realizou pesquisas, tendo registrado seus levantamentos estatísticos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao final, o resultado das urnas, confirmou os prognósticos divulgados no período das campanhas. Para a atual pesquisa, não há previsão de obrigatoriedade para registro no TSE.