Boa aprovação da gestão na cidade e área rural refletem na opinião popular, quanto à sucessão municipal que acontece em outubro de 2024.

Realizando o seu primeiro levantamento estatístico no município de Dom Basílio, o IPOP Pesquisas de opinião, empresa com sede em Vitória da Conquista, utilizando-se de uma das suas equipes de pesquisadores, ouviu, 316 pessoas da sede e comunidades rurais pelo sistema de amostragem, aplicando um questionário que abordou temas como a avaliação da postura e ações do atual prefeito, nível de confiança na gestão e percepção sobre o que pensam na atualidade os entrevistados. Aproveitando para medir intenções de voto para as eleições do ano que vem, colhendo uma prévia sobre as potencialidades políticas locais, visando o pleito municipal de 2024.

No quesito aprovação desse novo mandato do prefeito Roberval 68,7% dos entrevistados classificaram positivamente como sendo ótima ou boa, enquanto uma parcela de 20,3% disse estar regular. Avaliaram negativamente o segundo mandato do prefeito de dom Basílio 10,5% dos entrevistados que afirmaram estar ruim ou péssimo e 0,5% não souberam ou não quiseram opinar. Especialistas afirmam que, diante das maiores dificuldades já experimentadas pelas gestões municipais o gestor obteve aprovação excelente, especialmente por estar realizando obras de suma importância.

Já na questão em que se avalia se o município melhorou, está na mesma ou piorou na opinião dos entrevistados, Roberval alcançou 76,9% de opiniões positivas, que afirmam ter Dom Basílio melhorado em todos os sentidos. Outros 15,2% disseram estar na mesma e apenas 7% afirmam que piorou. Os que não souberam ou preferiram não opinar, somam 0,9% dos entrevistados. Quando IPOP – Conquista Comunicação, adentrou nas questões sobre intenção de votos para prefeito em 2024,  apresentando questões sobre espontâneas (sem apresentar nomes) e questões estimuladas (apresentando os nomes que figuram como potenciais pleiteantes para a sucessão do ano que vem, os números em ambas as questões indicam uma tendencia para o favoritismo do atual vice-prefeito Fernando, que aparece liderando nesse momento com grande margem de folga.

A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e erro padrão de 5% para mais ou para menos. Todo trabalho foi realizado por pesquisadores altamente treinados, sob a coordenação de chefes de campo e coordenadores do IPOP Pesquisas de Opinião – Conquista Comunicação, em parceria com o Jornal O Eco, empresas que são credenciadas junto ao Conselho Regional de Estatística – CONRE.