Chica do PT, prefeita de Carinhanha, aproveitou a reinauguração do Fórum local, para chamar atenção de juízes e desembargadores presentes. “80% dos casos de violação estão relacionados a abusos sexual de menores”.

A prefeita de Carinhanha, Chica do PT, mulher que possui uma história de lutas e vitórias contra todo tipo de preconceito e exploração das classes menos favorecidas, valeu-se de um dos momentos mais propícios, para denunciar talvez, o maior absurdo já contatado no interior da Bahia. A explosão de abusos sexuais contra crianças e adolescentes no município, que possui menos de 30 mil habitantes.

A fala da prefeita durante a reinauguração do Fórum da comarca de Carinhanha, no oeste da Bahia, trouxe à tona esse grave problema que preocupa autoridades e a sociedade. Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), chamou a atenção de todos os presentes ao apresentar dados alarmantes e denunciar a violência sexual contra crianças e adolescentes em locais específicos no município.

Os dados apresentados são: em um município com menos de 30 mil habitantes, cerca de 80% das violações que chegam ao judiciário estão relacionadas ao abuso sexual de menores. Chica do PT destacou a cultura do abuso sexual contra os mais vulneráveis na cidade, mencionando inclusive a existência de casas de vulneráveis frequentadas por pedófilos. Sua fala provocou surpresa entre as autoridades presentes, levando o desembargador coordenador da Infância e Juventude do TJBA, Emílio Salomão Resedá, a enfatizar a necessidade de ação por parte dos conselheiros tutelares.

O presidente do TJ-BA, Nilson Castelo Branco, comprometeu-se a levar as preocupações da prefeita diretamente ao governador, buscando providências contra essa situação. A existência de prostíbulos que também incentivam e acobertam esse tipo de crime, deve ser investigado a fundo, para que os responsáveis e autores sejam punidos. A expectativa é de que o desdobramento das investigações e consequentes punições, ganhem repercussão e sirvam de exemplo para a Bahia e para o Brasil,