Eraldo Félix, aparece com 63% das intenções de votos para as eleições de 2024 em um cenário de embate direto, contra 26% do segundo colocado.

O Jornal O Eco realizou por iniciativa própria, a sua primeira pesquisa do ano, para conhecimento público, no município de Érico Cardoso, com o objetivo de medir os índices de aprovação da atual gestão no executivo e potencialidades políticas, tidas como eventuais pré-candidatos para o pleito de outubro de 2024. Cumprindo com o seu papel democrático, visando informar com transparência o atual quadro político e administrativo de cada município da sua região de abrangência, O Eco constatou que 79% dos entrevistados avaliaram a atual gestão de Eraldo Félix como ótima ou boa, enquanto 9% classificaram como regular, exatos 9% consideram ruim ou péssima e uma parcela de 3% não soube ou não quis opinar.

Os números são confirmados também quando o quesito é se o município melhorou, está na mesma ou piorou com a atual gestão municipal. Nesta questão, 71% dos que foram abordados pelo Instituto O Eco de Comunicação, disseram que Érico Cardoso melhorou. Uma parcela de 11% afirmou que está na mesma e 9% dizem que o município piorou, os que não souberam ou não quiseram opinar somam 9%. Também quando indagados se estão satisfeitos com o modelo de gestão, 69% dos moradores entrevistados responderam afirmativamente, que estão muito satisfeitos, outros 10% dizem que estão um pouco satisfeitos, 9% afirmam que não estão satisfeitos e uma parcela de 12% não soube ou não quis opinar.

Diante do interesse público de ter informações sobre como andam as disputas entre potenciais pré-candidatos, o Jornal O Eco, formulou perguntas espontâneas e estimuladas para colher as intenções de votos dos entrevistados. Tanto na questão espontânea como na estimulada, quando o Instituto cita nomes de políticos como eventuais pré-candidatos, o nome do atual prefeito aparece com larga margem de vantagem em comparação aos demais citados. Eraldo Félix surge com 52% na questão espontânea e amplia esse percentual para 62% quando são citados os nomes na questão estimulada. Ao avaliar o nível de rejeição de cada um dos nomes, os números são bem próximos, o que é considerado natural, uma vez que são políticos já conhecidos e, portanto, possuem naturais desafetos no cenário eleitoral de Água Quente.

Ainda avaliando o que está por vir e buscando colher dos entrevistados as suas impressões, O Eco perguntou: “Independente do seu voto, ou da ideologia política, qual destes nomes citados, na sua concepção, possui mais chances de ganhar as eleições? O resultado apurado revelou que a ampla maioria dos entrevistados 69%, acredita na vitória do atual prefeito Eraldo Félix. O leitor poderá acompanhar nos gráficos todos os detalhes desta pesquisa que foi realizada dentro dos parâmetros estatísticos, obedecendo criteriosamente o plano amostral e demais fatores que determinam os órgãos aos quais somos credenciados. Vale ressaltar, que apesar de alguns dos nomes citados ainda não definirem se serão ou não candidatos de fato, o instituto inseriu na pesquisa, por se tratar de pessoas públicas, com histórico recente de atuação e militância na política partidária local.