Além das diversas ações de fomento à prática esportiva, atual gestão lidera hanking de investimentos na área. Dentre os destaques está a capoeira.

Valorizando todo o trabalho do Departamento de Esportes de Boquira, que teve um dos seus pontos importantes registrado no último domingo, 30 de abril, quando aconteceu um dos maiores encontros já registrado, envolvendo grandes nomes e figuras históricas da capoeira nacional. O Ginásio Municipal de Esportes de Boquira, totalmente reconstruído pela atual administração, foi palco do encontro Intermunicipal de Capoeira organizado pelo Mestre Cido e pela Prefeitura Municipal de Boquira, através do departamento de Esportes comandado por Jarbas (Boy). O prefeito Luciano, Secretário Alan França, demais Secretários, desportistas e amantes da arte milenar, prestigiaram o evento de graduação.

Uma grande confraternização, com homenagens a diversos nomes, elevando e disseminando o esporte no município, ao tempo em que reconhece os esforços de todos que estão engajados na manutenção e avivamento do esporte que é respeitado no Brasil e no mundo. Na oportunidade, marcaram presença, grandes nomes do esporte como os mestres Mudinho, Espiga, e o mestre e ator Besouro, este último além de ser reconhecido mundialmente, já participou de produções cinematográficas dentre elas um filme que recebeu seu nome.

O prefeito Luciano elogiou todo trabalho desenvolvido, bem como este importante encontro, enfocando que “têm sido importantes os incentivos públicos à preservação da modalidade que mistura música, dança e arte marcial. Nascida durante o período colonial, a prática representa a Bahia e a cultura de todos os municípios, que como Boquira, faz parte da resistência negra do Brasil. Por isso é importan­te preservar e difundir essa expressão cultural tão representativa da cultura baiana”.  Disse o gestor.

Também presente o vereador Jamilton e o Secretário Alan França, que aplaudiu a iniciativa, afirmando que “a capoeira envolve, em um mesmo sistema, elementos como música, dança, língua de diversas culturas africanas e uma luta marcial sofisticada. Por conta disso, é ainda mais valiosa a participação da do poder público, incentivando a prática”. o encontro teve início às 9:00hs da manhã e contou com diversas apresentações. Além disso ocorreu a cerimônia de graduação dos alunos do Grupo Guanabara liderado pelo mestre Cido, grande mentor do esporte em Boquira.