O atual prefeito do município de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, (53 anos), foi eleito em chapa única, por aclamação, na última quarta-feira (28), novo presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Paramirim. A eleição aconteceu durante assembleia geral, ocorrida na cidade de Ibipitanga, quando por unanimidade, Roberval foi aclamado e oficialmente declarado líder da agremiação que congrega 12 gestores do Vale do Paramirim e adjacências.

VEJA VÍDEO RESUMO:

Roberval é engenheiro civil, empresário com muita experiência em gestão de empreendimentos, vem realizando um trabalho invejável à frente da prefeitura de Dom Basílio e foi considerado por todos os demais membros do Consórcio, como a figura ideal, mais capacitada tecnicamente, com competência comprovada para assumir o órgão pelo próximo biênio 2019/2020. Ele terá a missão de dar continuidade a um trabalho de sucesso que vem gerando bons frutos para a região.

O Consórcio tem desenvolvido ações importantes nos diversos municípios, evidenciando que esse é um caminho seguro para o progresso de uma região. Prefeitos do Vale do Paramirim e municípios vizinhos, comemoram o sucesso da Associação, que já coleciona importantes avanços, convênios, aquisição de equipamentos e obras intermunicipais, conforme foi relatado na assembleia pelos coordenadores da instituição. De acordo com o novo presidente, a intenção é manter a equipe técnica e avançar em novos projetos que prometem revolucionar através da união de forças.

Ainda de acordo com Roberval, muito se pode fazer quando os prefeitos de uma região estão melhor organizados, tornando-se muito mais fortes para reivindicarem obras serviços, equipamentos, elaborarem projetos, cuja abrangência beneficie não apenas uma localidade. Roberval lembrou que através de um bloco político de respeito, as negociações com órgãos estaduais e federais, tornam-se mais respeitadas, oferecendo condições de igualdade aos gestores.

Com exceção de uma ausência justificada  do prefeito de Érico Cardoso, estiveram presentes: Paulo Mendonça – prefeito de Caturama; Amélio Costa – prefeito de Macaúbas; Carlito de Libório – prefeito de Oliveira dos Brejinhos; Gilberto Brito – prefeito de Paramirim; Djalma Abreu dos Anjos – prefeito de Novo Horizonte; Vânio Santos – prefeito de Rio do Pires; Otaviano Filho – prefeito de Botuporã; Ricardinho Ribeiro – prefeito de Livramento; Luciano de Oliveira – prefeito de Boquira; Roberval de Cássia Meira – prefeito de Dom Basílio e Edilson Sousa (Edypan) – prefeito de Ibipitanga, esse último, presidiu o consórcio no biênio 2017/2018.

O prefeito de Ibipitanga, anfitrião do encontro, falou a nossa reportagem, realçando as ações desenvolvidas pelo Consórcio no decorrer do seu período administrativo, enaltecendo a competência e dedicação de todos os colaboradores, bem como a boa vontade e participação dos seus colegas prefeitos associados, que mantiveram de pé esse projeto vitorioso. Edypan disse que muitas foram as obras realizadas, grandes aquisições, em especial de maquinário pesado para a utilização em infraestrutura nos municípios associados, projetos de vulto em diversos setores, conforme se pôde conferir na pauta durante a assembleia. Edypan agradeceu a todos que direta ou indiretamente estão engajados nesse propósito que hoje é uma agradável realidade para a região.

Consórcios intermunicipais são parcerias para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Essas entidades surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas. Destacam-se os consórcios intermunicipais em ações de saneamento, instalação de infraestrutura de energia elétrica, construção de estradas e atividades relacionadas à promoção de saúde pública, dentre outras, como foi colocado pelo prefeito Djalma, a possibilidade de aquisição em bloco de produtos e serviços, como exemplo a merenda escolar, medicamentos, que poderão ter o preço reduzido se adquiridos através do Consórcio.

Ainda sobre as vantagens ofertadas com a agregação dos municípios, de pequeno porte, para a provisão de serviços especializados, o prefeito e de Livramento lembrou, que é possível significativas economias de escala. Também se discutiu o alinhamento de ideias para representar a região em questões polêmicas, como as duras exigências para a frota do transporte escolar, sendo necessária a criação de uma frente, com objetivo de intermediar e resolver impasses junto ao MPF. Assim, nos exemplos apresentados, vários municípios se preparam para unidos, atenderem melhor as demandas administrativas de uma população estimada em 260 mil habitantes.

Finalizados os trabalhos de eleição, ficou definida a diretoria com: Roberval Meira de Dom Basílio – Presidente; Dr. Paulo Mendonça de Caturama – vice-presidente; Vãnio Santos de Rio do Pires – Secretário e Djalma Abreu de Novo Horizonte – Secretário de Relações Institucionais. O novo presidente declarou que pretende remanejar a sede do Consórcio para um município de melhor acesso. Cogitou-se Caturama, sendo que o prefeito de Rio do Pires também manifestou interesse em sediar a entidade no próximo biênio. Roberval postergou uma decisão final, a qual deve ser anunciada em próxima assembleia geral.

Para celebrar o sucesso e a união dessa nova geração de gestores, que demonstram afinidade e interesse no trabalho em grupo, o prefeito de Ibipitanga ofereceu um almoço aos colegas, assessores, imprensa e todos os demais participantes do encontro. Edypan desejou boa sorte ao novo presidente, reafirmando que o consórcio possui hoje estrutura sólida, potencial que incrementa a eficiência do serviço público. “São inúmeros os aspectos positivos, esperamos que continuem os estímulos mútuos para a manutenção da parceria”. Finalizou.