Iniciativa inédita de custear também o beneficiamento do trecho de 46 km, que tem valor estimado em R$ 50 milhões de reais, surpreendeu o meio político no interior baiano.

Na manhã/tarde deste domingo (29), a equipe de reportagem do Jornal O Eco, esteve na cobertura de um evento especial, o ato que marcou a cerimonia de autorização para o início das obras de pavimentação asfáltica de um trecho que se inicia na sede de Ibipitanga sentido Ibitiara, até a comunidade de Morrinhos, quando há um entroncamento, e na altura dos povoados de Mocambo e Jurema que iniciam a subida das serras, passando inclusive pela estrada das Mercês, com acesso à BA 152, que liga as sedes dos municípios de Novo Horizonte e Ibitiara. Segundo especialistas, além de tornar totalmente trafegável o caminho entre o Vale do Paramirim e a Chapada para os moradores da microrregião de Macaúbas, a obra irá encurtar, por exemplo, a viagem até Salvador em cerca de 120km, pois interliga a BA 156 com a BR 242, já próximo a Seabra.

Uma luta árdua dos idealizadores desse projeto, que iniciaram sozinhos a viabilização de tal benefício. Foram muitas reuniões, estudos técnicos e, principalmente, buscas por apoio financeiro, uma vez que três municípios de pequeno porte, mesmo com a ajuda das emendas parlamentares do deputado Federal Sérgio Brito, não teriam condições suficientes para bancarem os custos, sem que fossem prejudicadas as ações essenciais no atendimento às suas populações. Apesar de todas as barreiras, a determinação de Beto, Djalma e Wilson falou mais alto, pois sabem da importância desse asfaltamento para o desenvolvimento da região, que irá beneficiar não somente os moradores das áreas em questão, como também usuários de todo o Vale e Chapada, que poderão trafegar com muito mais conforto. Isso sem falar nos benefícios para o escoamento da produção e o aquecimento da economia regional.

Reunidos ontem (29), na comunidade de Jurema, os protagonistas desse grande feito que ficará marcado na história para as próximas gerações, comemoraram o início das obras, que depois de muita cobrança, receberam o apoio do DNCOS-Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, que assume a parte técnica do capeamento asfáltico, sendo que os municípios se responsabilizaram pela parte estrutural de base. O anúncio repercutiu em toda a região, que se alegrou em saber que dentro em breve, todas as cidades do Vale do Paramirim, especialmente Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires, Boquira, Botuporã, Érico Cardoso e Paramirim, terão à disposição mais uma alternativa de viagem para a região da Chapada e para a capital do estado. A estrada proporcionará também novas oportunidades de negócios, facilitando o intercâmbio com a rica região de Seabra.

Surpreendeu também no ato que marcou o pontapé inicial, o elevado número de lideranças, autoridades e personalidades políticas da região, que, reconhecendo a importância daquele momento, fizeram questão de testemunhar o feito. Destaque para a presença de todos os vereadores de Novo Horizonte (veja vídeo), que assim como diversas outras autoridades, falaram com a nossa reportagem, enaltecendo a ação dos prefeitos empreendedores, homens cujos perfis demonstram condutas profissionais inovadoras, que têm em comum o fato de estarem presentes na política em busca de soluções. Juntamente com o deputado Sérgio, os gestores que se uniram para fazerem a diferença, são lideranças de destaque, homens públicos do tipo que percebem algo e já pensam “será que existe um jeito melhor de fazer isso?” Este é um dos exemplos que se pode tirar dessa conquista. É sempre bom testemunhar atos de grandes trabalhadores, incansáveis gestores ​​não apenas na formatação de ideias, mas também na busca pelos meios de executar, transformar, organizar, concretizar.

VEJA A PRIMEIRA PARTE EM VÍDEO DA REPORTAGEM:

O evento contou com as ilustres presenças do prefeito de Boquira Luciano e da vice-prefeita Jucinalva, controlador Patrício, vereador Jamilton e comitiva do município, representantes de Macaúbas, engenheiro responsável e representante do DNOCS, o prefeito Beto, vice-prefeito Quinquinha, grande líder e colaborador Maurício (Baita), Secretários, vereador presidente Robinson (Jó), que juntamente com demais colegas, integraram a comitiva de Ibipitanga. De Ibitiara, o prefeito Wilson de Bududa, o vice-prefeito Pedrinho, secretários, vereadores e grande comitiva. O evento contou ainda com a presença do deputado federal e principal articulador que colaborou diretamente para com a obra, Sérgio Brito, além do prefeito de Novo Horizonte Djalma, que esteve acompanhado de todos os vereadores do município, assessores, secretários e amigos. Também estiveram presentes um bom número de moradores da região de Jurema e gente dos três municípios diretamente envolvidos na empreitada.