O Evento aconteceu no Ginásio de Esportes e contou com a participação do Promotor de Justiça Dr. Victor Teixeira Santana.

O município de Boquira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais órgãos que a compõem, realizou nesta quinta-feira (18), evento público em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, o 18 de Maio. O ato contou com a participação de toda a rede da Assistência Social: Secretaria, Cras, Creas e Casa Lar e com a participação de diversas autoridades dentre as quais o Prefeito Municipal Luciano Oliveira, o Secretário de Saúde Alan França e o Secretário de Administração Evandro Filho, a representante da SS Assessoria Social, Sandra Neves, o Advogado e Coordenador do CEJUSC de Boquira, Dr. Lucas Iago, profissionais da educação e da saúde, alunos das escolas municipais e a presença marcante do Promotor de Justiça da Comarca de Macaúbas, da qual o município de Boquira faz parte, Dr. Victor Teixeira Santana, que foi o responsável por proferir a palestra naquela tarde.

Na abertura do Evento, a Presidente do CMDCA Cristiane Santos, destacou a importância da data para chamar a atenção de todos os setores da sociedade para discutir sobre o assunto: “A promoção, a defesa e o enfrentamento a violações dos direitos de crianças e adolescentes baseiam-se, na necessidade de proteção integral, absoluta e prioritária, com foco na perspectiva da família, buscando o fortalecimento de vínculos, tanto na própria família como também na sociedade”.

A Secretária de Assistência Social Inajara Curcino, lembrou o acontecimento que deu origem a data falando sobre o crime hediondo que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, morta em 1973, uma das mais emblemáticas vítimas de violência sexual contra a criança no país, o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia é instituído pela Lei Federal 9.970/2000 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos a proteção de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. O objetivo do evento foi mobilizar, os diversos segmentos da sociedade civil e do poder público para debater as demandas relacionadas ao tema em questão e a partir delas construir propostas no sentido de garantir os direitos de crianças e adolescentes, visando a sua proteção integral, diversidade e enfrentamento as violências.

O Promotor de Justiça, proferiu a palestra magna de forma didática e bem compreensível para o público presente, que contou com o alunado da rede municipal, explicando a função do Ministério Público como Fiscal da Lei e garantidor dos direitos dos cidadãos. Falando sobre a pauta do dia, apresentou dados alarmantes de abuso e exploração sexual infantil, ressaltando que os principais responsáveis pelo cometimento desse tipo de crime são pessoas próximas das vítimas, quase sempre alguém da família, chamou atenção para o papel da família e da sociedade no que diz respeito a proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes.

O Prefeito Luciano Oliveira parabenizou a equipe da Assistência Social pela organização do evento e disse se sentir muito satisfeito em participar da discussão de um tema tão relevante para a sociedade, deixando claro, que a gestão sempre esteve comprometida em atender os direitos dos cidadãos em especial ao público que mais necessita de atenção, através da Secretaria de Assistência Social.