Além das 100 câmeras disponibilizadas pela gestão, que serão incorporadas ao PROJETO CIDADE SEGURA, também empresários e moradores podem aderir ao programa, cadastrando câmeras particulares para ampliar a fiscalização da polícia.

O prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Silvando Brito Santos “Silvinho” (PSD), esteve concedendo entrevista à rádio local (Cristal FM), acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Sargento Daldete, do Comandante da 4ª CIPM Capitão Máximo Braga, Capitão Figueiredo, para anunciar mais um importante passo no que diz respeito à segurança pública da população. Convicto de que a tecnologia quando utilizada para o bem, para servir as pessoas, é uma ferramenta importante e eficaz, o prefeito discorreu sobre o brilhante projeto da Polícia Militar da Bahia, que lhe foi apresentado e que já atende a diversos municípios, com resultados surpreendentes na manutenção da ordem e da paz.

Silvinho disse ainda que, investir em segurança pública utilizando meios eficazes como este, diminui custos, amplia ações rápidas e colabora decisivamente para o combate ao crime, protegendo bens públicos e privados de roubos  e delapidação de patrimônios. Indo além do projeto inicial, que seria monitorar apenas a cidade, o prefeito, juntamente com representantes da 4ª CIPM, identificaram inicialmente os povoados com maior índice de violência e determinou que seja ampliada a vigilância, autorizando a instalação de Câmeras também nas comunidades de: Beira Rio, Bom Sossego, Queimada Nova, Arraial, Chapada do Arroz, Cachoeira do Brundué, Ipuçaba e Canabrava. O prefeito ressaltou que outras comunidades também serão beneficiadas posteriormente.

Falando sobre a importância dessa parceria e investimentos na segurança pública, o prefeito lembrou que para a Polícia Militar, mesmo contando com um bom efetivo, seria impossível atender a todas as demandas que exigem a presença policial, devido a extensão do município e as dificuldades em obterem informações precisas. Com o sistema em funcionamento, a sala de controle no comando da 4ª CIPM em Macaúbas, agirá com rapidez, identificando pessoas pelo reconhecimento facial e veículos irregulares com a tecnologia das câmeras.

Para o capitão Máximo Braga, comandante da 4ª CIPM, é importante que comerciantes e a população também participem, aderindo suas câmeras ao sistema, compartilhando o link das suas imagens com a central da PM, ampliando assim o leque de observação. Oliveira dos Brejinhos é uma cidade evoluída, que  já possui diversas câmeras nas partes externas de residências, estabelecimentos comerciais na sede e até em povoados da área rural.  Daí a importância da adesão dos comerciantes e demais proprietários que possuem câmeras instaladas, cujo foco esteja voltado para as ruas, praças e avenidas, ao aderirem, essas câmeras serão integradas ao sistema, proporcionando segurança para si, para os vizinhos e para toda a sociedade.

Ainda segundo o Comandante da 4ª CIPM, o gestor se mostrou entusiasmado e disposto em colaborar investindo e oferecendo todo suporte na implantação de mais essa parceria benéfica em todos os aspectos, para o reforço e inovação na segurança pública, através das câmeras de alta resolução. “É um controle integrado, no qual participam a PM, a prefeitura municipal e membros da sociedade para fazer o monitoramento da cidade através da tecnologia, aqui representada pelas câmeras”, disse o comandante, que inclusive, disponibilizou os telefones para que a população formule denúncias (Disque denúncia), podendo ser anônimas, para que a 4ª CIPM seja informada dos eventuais ilícitos. (77) 999744201  (77) 999578549.