Tempo de reflexão nesta que promete ser a histórica semana santa da reclusão e orações.

A semana Santa se inicia nos municípios do Vale do Paramirim e demais cidades adjacentes, com a previsão de chuvas pelo menos até o próximo domingo, quando se comemora a Páscoa. Se depender dos cálculos dos Institutos como o Clima Tempo, a quarentena deve deixar a população retida em casa por mais tempo, pois em média 20mm de precipitações pluviométricas devem contemplar a região nos próximos sete dias.

De acordo com o que se prevê, podendo haver modificações evidentemente, a expectativa é mais uma vez de tempo chuvoso desde Vitória da Conquista, Brumado, passando por Dom Basílio, indo até Oliveira dos Brejinhos, Novo Horizonte e até Seabra já na Chapada. Em alguns municípios há previsão de maior volume, outros menos, mas, a leitura de momento é de tempo nublado com chuvas durante o dia e a noite no nosso sertão. Áreas de instabilidade, que não são muito comuns para essa época do ano, formam a frente fria que avança pelo Sudeste e reforça as chuvas na região oeste da Bahia.

Se por um lado a Bahia e o mundo vive talvez, um dos momentos mais críticos da história, com a maioria da população confinada, estando os católicos e familiares, pela primeira vez na história recente, sem poder comemorar a paixão, morte e ressureição de Cristo nos moldes já conhecidos, por outro lado, a comoção do momento nos chama à reflexão profunda, para que possamos nesses dias chuvosos, rever conceitos, modificarmos posturas e ao sairmos dessa prova imposta pelo vírus, amar a Deus e servir o próximo como um igual.

Esta semana promete algumas mudanças em relação ao clima e exigirá de nós mais paciência, clima propício para orarmos e agradecermos ao Jesus Crucificado por tudo o que temos recebido, pela salvação, pela liberdade que desfrutamos até aqui. Enxergarmos o valor da saúde e principalmente, da nossa insignificância diante de um mundo repleto de arrogantes, que por posições privilegiadas acreditavam serem superiores. A sexta-feira Santa deve ser de reclusão, para que quem sabe, logo após a páscoa, as coisas floresçam material e espiritualmente para a humanidade.

Acompanhe nos gráficos as previsões para algumas cidades da nossa região: