Desde o último final de semana, todos os hotéis, pousadas e até as famosas hospedarias de romeiros, já registravam lotação máxima para a Romaria 2023.

Aqueles que desejam visitar a gruta do Senhor Bom Jesus da Lapa nesse período de romaria e que não efetuaram reservas de hotéis e pousadas com antecipação, devem se preparar para encarar os acampamentos, tentar o aluguel de casas por temporada  ou apelar para amigos e conhecidos que residam na capital baiana da fé. Pois, a romaria 2023 já ocupou todos os leitos e acomodações disponíveis na rede hoteleira. Desde a quarta-feira passada (26/06), quando nossa equipe de reportagem realizou buscas para reservas, todas as fontes indicavam lotação máxima. Restando portanto, uma mudança de planejamento e hospedagem em uma cidade vizinha, para garantir a visita nos dias de ebulição da festa.

Conforme divulgado pela imprensa da região, com os hotéis de Bom Jesus da Lapa registrando lotação máxima durante todo o período da Romaria do Bom Jesus. A expectativa é que mais de 900 mil pessoas passem pela cidade durante as festividades que se estendem até outubro. O santuário estima que 2,5 milhões de fiéis visitem a gruta durante todo ano, com o diferencial de que após o período pandêmico, a quantidade de romeiros será ainda maior, devido a inclusão da cidade na rota de mais excursões do que os anos anteriores.

De acordo com o presidente da associação dos hotéis da cidade, Alex Xavier, “os hotéis estão todos lotados com 100% da capacidade, principalmente para a festa do Bom Jesus. Acho que esse ano, até cidades vizinhas vão ter que acomodar os romeiros”, afirmou o empresário Xavier. Questionada sobre a quantidade de hóspedes, a associação não soube informar exatamente quantas pessoas serão hospedadas, devido a divergência de dados e locais não cadastrados. A estratégia de estar na romaria durante o dia e a noite buscar acomodações em cidades vizinhas, é uma novidade que dimensiona o crescimento da romaria, que já impulsiona até a economia dos serviços em cidades irmãs, comprovando toda a força do turismo, nesse caso o religioso.

Até as residências, que todos os anos ficam disponíveis para aluguel, ocasião em que seus proprietários vão para a zona rural ou para a casa de parentes no intuito de com o aluguel, reforçarem a renda nesse período festivo, estão escassas e com a alta demanda, os preços também aumentaram. “Subiu demais os valores das acomodações e vamos ter que ir para lugares mais distantes do centro. É bom para a economia local e horrível para os organizadores de excursões”, explicou o motorista João Neto. Os motoristas ainda reclamam das taxas dos estacionamentos que ficaram mais caras. A romaria de Bom Jesus da Lapa acontece todos os anos entre os dias 07 de julho e 12 de outubro, com a Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida. No entanto, durante todos os dias do ano é possível observar caravanas de romeiros na cidade.

????????????????????????????????????