Gestor conseguiu concretizar nos primeiros seis meses, realizações importantes que projetam o município no interior baiano.

O Prefeito Gilvânio Santos (Vânio de Gildásio), em conversa com a reportagem do jornal O Eco, disse que esse início do seu segundo mandato consecutivo, tem sido abençoado com as grandes realizações que conseguiu trazer para sua terra. Em tom de brincadeira, Vânio confessou acreditar que os céus ouviram suas preces e Deus reconheceu os seus esforços, para que em seis meses conseguisse não somente dois dos maiores sonhos da população, que são a recuperação do trecho asfáltico de 20 Km que liga Rio do Pires a BA 156 e a requalificação do centro histórico com a nova praça, asfaltamento, iluminação e sinalização de ponta, como diversas outras realizações já entregues e em fase de conclusão. “São muitos benefícios que alcançamos, a maioria já estava em fase de execução, outros são novas conquistas que nos enche de satisfação em poder entregar para a população da sede e das comunidades”. Declarou o gestor.

Vânio lembrou que as parcerias com os Deputados Mário Júnior e Eduardo Salles, além de todo esforço da equipe administrativa e também a participação popular nas decisões e cobranças, como foi o caso da estrada, quando vereadores e moradores se uniram ao executivo para cobrarem do Governador essa obra. “A união de diversas secretarias para o atendimento integral à comunidade, com destaque para a secretaria de finanças que tem um papel central, integrando os trabalhos. Neste nosso novo projeto, todos os colaboradores estão sendo decisivos para que possamos estar hoje entre os municípios que mais realizaram nos primeiros meses de 2021, apesar de todos os empecilhos causados pela pandemia”, disse.

 Ainda de acordo com o prefeito Vânio, a administração tem pressa para colocar em prática projetos já discutidos “Nossa equipe já tem a experiência dos últimos quatro anos, então agora é colher os frutos de todo trabalho na execução. Claro, esperamos contar com a Câmara de Vereadores, num trabalho harmônico, visando o bem da nossa cidade, na aprovação dos projetos que forem pertinentes. Temos excelente perspectiva, temos grandes realizações para este segundo mandato”, destaca.  “Nós temos várias obras já em andamento que, somadas, significam investimentos de milhões. E temos projetos prontos para outras importantes conquistas tanto na esfera estadual quanto na federal. Não tenho dúvidas de que é possível fazer um grande mandato, é nesse sentido que vamos caminhar”, afirma o prefeito.

O Secretário de Finanças e principal colaborador da gestão, assim exemplificou todo esforço e sucesso obtido: “sabemos que há muito ainda por fazer, mas a população percebeu que a cidade está mais bonita, mais alegre, mais moderna e que as antigas críticas caem por terra diante da nova realidade. O povo quer trabalho, quer resultado, quer ver as coisas mudando para melhor, seja na comunidade onde mora ou na cidade como um todo”, Enfocou Dr. Hiran Mendonça.  Para ele, “o novo mandato começou num cenário bem mais tranquilo, dando condições de pensar melhor a cidade que queremos para o futuro”, acrescenta.

A Prefeitura, junto com a Secretaria de Obras, vem realizando um brilhante trabalho nas estradas vicinais, do município, contemplando praticamente todas as localidades, desde os eixos da Sede a Ibiajara, de Curral Queimado, Salão, Várzea, Mulungu, Moreira, da Placa até a Varzinha passando por todas as comunidades, além de Curralinho e toda região serrana. A gestão vem dando atenção nestas recuperações e manutenção, seguindo um cronograma por região, para atender todas as estradas vicinais. Diversas pavimentações de ruas e avenidas da sede, do distrito de Ibiajara e demais comunidades, seguem sendo executadas, além de obras de infraestrutura, urbanização, embelezando ambientes públicos e ofertando mais dignidade e qualidade de vida.

Ainda em infraestrutura, obras como a recuperação total do Mercado Municipal de Ibiajara, Entrega de quadras poliesportivas, recuperação de prédios públicos, aquisição de modernos equipamentos para o Hospital e Postos de Saúde da Família, construção de pontes, boeiros, passagens molhadas nas estradas rurais, entrega do centro de comercialização de animais, adequação de espaços para atendimento especializado como a clínica de reabilitação, sem falar nos fortes investimentos na saúde, com a contratação de médicos especializados e serviços odontológicos que são ofertados em diversos pontos do município.

Se antes já se cuidava do social com amor e dedicação, diante das agruras da pandemia, essa atenção foi redobrada, com programas e ações contínuas, que acolhem famílias, mantendo vínculos de apoio a idosos adultos e crianças de baixa renda, que contam com a assistência social de forma a garantir qualidade de vida, assegurando direitos essenciais. “Amparar nossos irmãos que estão em condições de vulnerabilidade, não é nenhum favor, trata-se de cumprir com a nossa obrigação enquanto gestores. Aqui todos caminham juntos e não deixamos ninguém para trás”. Com o lançamento de um vídeo documentário a ser divulgado nos próximos dias, o leitor terá noção de detalhes na boa execução dos serviços realizados em Rio do Pires.