O tempo chuvoso que pegou os baianos de surpresa durante este fim de semana continuará nos próximos dias. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), áreas de instabilidades organizadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda manterão o céu com muita nebulosidade em diversas regiões do estado. Nesta terça-feira (12), a atuação desse sistema deverá manter o céu encoberto e chuvoso em toda a faixa centro-sul, sudoeste e oeste baiano.
Ao longo desse período, não se descarta a ocorrência de chuvas com volumes significativos, principalmente no Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, onde estas poderão vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento mais intensas. Na Chapada Diamantina e Recôncavo, também há condições de chuvas ao longo do dia.
Já no Norte e Nordeste, também são esperadas chuvas, porém de fraca intensidade e podendo ocorrer em locais isolados. São nessas regiões onde são esperadas as maiores temperaturas do Estado, com máximas podendo chegar aos 36°C. Nessas localidades deverá ocorrer elevação nos índices de Radiação Ultravioleta (IUV) de 13 para 14 na escalada de medição, algo comum durante a primavera. De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar.
Assim, recomenda-se usar protetor solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.
A ZCAS, fenômeno que atinge a Bahia, é um dos mais importantes sistemas meteorológicos do verão no Brasil. Ele consiste de uma banda de nebulosidade que se estende desde a região Amazônica até o Oceano Atlântico, e normalmente é responsável por grandes volumes de chuva, especialmente sobre os estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste brasileiro.