A obra será esculpida pelo artista plástico conquistense, Vando Oliveira, e colocada na Estação de Transbordo. Herzem Gusmão, que morreu em 2021 por complicações da COVID.

Nesta segunda-feira (18), completam-se três anos da morte do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira. A data e o ex-gestor permanecem na lembrança da família e daqueles que estiveram ao seu lado, seja na política ou no trabalho, e homenagens póstumas ainda são prestadas a ele. No último sábado (16), a prefeita Sheila Lemos e a ex-primeira-dama de Vitória da Conquista, Luci Freire Gusmão, conheceram o rascunho do projeto de criação de um busto em homenagem a Herzem, que faleceu em 2021, aos 72 anos, devido a complicações da Covid-19. A obra será esculpida pelo escultor e artista plástico conquistense, Vando Oliveira, e colocada na Estação de Transbordo Herzem Gusmão.

“Esse é um tributo muito simbólico para a nossa família, porque essa cidade era o coração dele; aqui, Herzem construiu sua vida e também ajudou a construir uma cidade que ele sonhava”, afirmou Luci Gusmão, acrescentando: “Será uma lembrança para muitos anos e possibilitará que outras gerações conheçam quem foi esse grande homem, não só pelo seu nome, mas também por sua sua feição”, complementou.

Não poderia ser diferente para o artista plástico Vando Oliveira, responsável por transformar planos em intervenções de arte. “Trabalhar com esse nome, que é o do ex-prefeito que deixou um legado na cidade é muito importante para mim enquanto artista, para o meu trabalho, para a memória que será registrada. É muito gratificante!”, exclamou.

Natural de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira foi jogador de basquete na sua juventude, trazendo medalhas e títulos para a sua cidade. Era graduado em Direito, mas sua grande paixão sempre foi o rádio. Por 40 anos liderou a audiência como radialista da Rádio Clube de Conquista.

Com o programa Resenha Geral, tornou-se conhecido como “A Voz de Conquista”, um radialista que conquistou diversas gerações de ouvintes. Durante meio século, foi testemunha e narrador dos fatos mais marcantes da história conquistense.

Mas, no seu íntimo, também carregava o sonho de ser prefeito de sua terra natal. Por isso, em 2008, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Câmara Federal e, em 2012, tentou pela segunda vez a Prefeitura, sem sucesso. Em 2014, candidatou-se à vaga de deputado estadual, ficando na primeira suplência, assumindo a vaga em março de 2015.

Em 2016, Herzem foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro de 2020, conseguiu a reeleição em segundo turno com quase 98 mil votos.

No entanto, logo após o processo eleitoral, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19, e internado no Hospital Samur no dia 18. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido em UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva/UTI e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde foi sedado e intubado no dia 12 de março. No dia 18 de março, ele foi a óbito. Sua morte provocou grande comoção na cidade e em toda a Bahia.