Aqueles que só perceberam isso agora, terão muito mais dificuldades para se adequarem a nova realidade virtual

Definitivamente as redes sociais se tornaram um meio comprovadamente importante para as eleições. No pleito de 2020, em que os brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores, as redes ganham ainda mais importância. A maneira tradicional de se fazer campanha política vai ser mais um aspecto da vida das pessoas impactado pela pandemia da Covid-19, e os candidatos terão que aproveitar o potencial das redes sociais para traçar estratégias. Mas, os postulantes que só se deram conta de que a campanha vai precisar migrar para as redes agora terão dificuldades.

Quem percebeu que o ano seria diferente e desde março começou um trabalho mais estruturado, pensando em como trabalhar o Whatsapp, facebook, instagram, se orientou com especialistas sobre como usar as redes sociais, estará um passo a frente. Afinal, saber como é que a mídia vai funcionar, estruturou uma equipe de apoio, criou grupos de Facebook, Whatsapp, e tomou decisões para construir uma campanha relevante dentro da internet, vai largar muito na frente.

Evidente que a campanha de rua é uma tradição no Brasil, e que os candidatos muitas vezes passam a esperar muito da campanha digital. É nesse ponto que entra o planejamento, para que uma campanha na internet seja bem sucedida e funcione, é preciso investimento. A troca da campanha de rua para a digital não é tão rápida. Estar na internet todos vão estar em algum nível, agora conseguir efetivamente transformar a internet pra uma ferramenta de conquista de voto é um desafio que poucos conseguem.

Para os candidatos a vereador o investimento pode ser menor, e é mais fácil usar algumas ferramentas de internet para fazer uma boa campanha digital. No Whatsapp, você consegue criar grupos dentro das comunidades e bairros para trabalhar uma comunicação um pouco mais específica, da mesma forma que você consegue trabalhar com um kit básico de anúncio no Facebook e Instagram. Mas quando se fala de política, inúmeros fatores são determinantes. O grande desafio em 2020, tanto para candidatos como para os profissionais que trabalham com marketing político na internet, é como converter likes, curtidas e compartilhamentos efetivamente em voto.