Chegou a hora tão esperada pela juventude, famílias, religiosos e fiéis. Vai começar a peregrinação ao Morro do Fogo, festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira daquela comunidade, que todos os anos recebe milhares de pessoas na tradicional romaria, famosa em todo o interior baiano. Para que tudo isso ocorra com total segurança e comodidade, afinal estamos falando de um evento que recebe multidões, é necessário todo o apoio logístico da prefeitura municipal, que nessa edição de 2018 deu um show no que diz respeito a apoio em infraestrutura, organização, segurança e alegria.

As estradas serranas receberam um tratamento especial, foram dias de trabalho, diversas máquinas, caminhões, operários e supervisores, para realizarem um serviço exemplar não somente nas estradas, como também na limpeza de áreas para estacionamentos, melhorias no acesso à capela, que recebeu nova pintura, as ruas do povoado, como no ano passado, receberam atenção, limpeza, para ofertar comodidade a todos.

Também merece destaque a preocupação com a segurança dos participantes que contaram com apoio da prefeitura em parceria com as policiais Militar e Civil, além do suporte importante da Guarda Municipal e é claro, toda a estrutura de palco profissional, sonorização e a contratação de atrações que prometem balançar a massa, aquecendo os corações nas noites frias dos festejos. Por lá se apresentarão: Renan Moreira Elpídio Neves, Superação do forró, Lando Ramos, Luciano Silva, Coladinho LP, Xodó da Bahia, Garotos do Forró Emily e Paulinho. Nossa reportagem esteve na comunidade há alguns dias e constatou toda animação e trabalho para que tudo esteja impecável para receber romeiros e turistas.

O prefeito Municipal Dr. Érico, toda a sua equipe de apoio, Secretários, assessores, os organizadores, festeiros, colaboradores, pessoal da PM e Polícia Civil, estão de parabéns pela preocupação em manter viva essa tradição. A organização ressalta a importância de uma postura responsável de cada participante, para que ao final, tudo transcorra na paz.

REVEJA O VÍDEO DA TV O ECO QUE JÁ BATE RECORDES DE ACESSO (58 mil visualizações no site do Eco e nas redes sociais):

A romaria, consiste em caminhos de terra, entre vales, subida das serras, as tradicionais paradas, onde barraquinhas aguardam os romeiros, toda a mística que envolve a festança no Morro do Fogo, é para os que contemplam, mais que homenagens aos santos abrigados na pequena capela, ali no ponto mais alto da comunidade.

O Morro do Fogo, por algum tempo, foi palco de toda a efervescência e glamour propiciado pela riqueza na fase do ouro, tendo sido a sede de toda a povoação regional, origem de todas as famílias nativas do Vale. Com o fim da exploração, escassez do ouro, as famílias desceram os montes adotando novas atividades como a criação de gado e investimentos na agricultura. Espalhando-se, foram povoando todo o Vale do Rio Paramirim.

Nos dias que antecedem a grande festa católica no Morro do Fogo, visitantes de todos os cantos da Bahia e do Brasil, gente das cidades vizinhas, seguem em romaria, de automóvel, motocicletas, cavalo, carros de bois e até mesmo a pé. Vão se ajeitando nos  acampamentos improvisados nos arredores em meio à relva, nas margens do rio,  outros alugam casas,  organizam reuniões, comerciantes erguem barracas que oferecem pratos típicos do sertão, como a famosa linguiça, o andu (espécie de feijão), cerveja  e cachaça da boa. Todos participantes vão se alegrando com o tradicional forró pé de serra nas noites tipicamente frias da serra e aproveitando toda a bela paisagem, rios cachoeiras, plantações e contato direto com a natureza.

É sentir o clima, tomar poeira, encarar obstáculos na viagem, tocar as nascentes de água doce que ainda resistem apesar de toda a degradação humana, é envolver-se numa mistura de sentimentos indescritível, pisando o mesmo solo, onde Portugueses, índios e escravos, mesmo sem terem conhecimento, davam início há muitos anos, a povoação da região.

Nessa edição de 2018, a festa começa oficialmente no sábado (14), indo até a segunda-feira (16), porém, a véspera e o grande dia de comemoração, não são datas oficiais para os mochileiros, madrugadores, amantes de trilhas, que chegam dias antes, estendendo a visitação por até uma semana, levando em conta que o Morro já está movimentado com a presença dos festeiros, organizadores, comerciantes, a montagem das famosas barraquinhas, que servem além de bebidas, pratos típicos, comida forte para que o romeiro resista ao frio das noites e a maratona  na peregrinação do sobe e desce entre a igreja e o arraiá onde o arrasta-pé come no centro.