O Governador da Bahia Jaques Wagner (PT), que em dezembro encerra o seu segundo mandato consecutivo, aproveita os últimos dias como chefe maior do Estado, para uma série de visitas a municípios do interior. Cidades que o mesmo ainda não conhecia e outras escolhidas previamente, para, agradecer ao povo pelo apoio que recebeu nas eleições, na qual elegeu seu sucessor, deputados e também, pela esmagadora vitória da Presidenta Dilma nos dois turnos em outubro passado.
Wagner iniciou as visitas do dia 20, pelo município de Dom Basílio, onde, juntamente com o prefeito João Careca (PMDB) e o ex-prefeito Luciano Pereira (PT). Durante solenidade, entregou três ônibus escolares do Programa Caminho da Escola e conversou com a população local.
Em seguida, o Governador foi recebido com entusiasmo em Paramirim, pelo prefeito e maior articulador da campanha de Rui e Dilma na região, Dr. Júlio Bernardo, que abraçou, o amigo e parceiro político. Em Paramirim, Wagner não tinha compromissos oficiais, porém, grande número de lideranças e populares, o recepcionaram com alegria e grande hospitalidade.
Já em Caturama, o Governador foi recebido por grande numero de pessoas na Praça do Mercado, onde entregou mais dois ônibus Escolares e uma Usina de beneficiamento de Leite. Wagner foi homenageado por estudantes que lembraram o dia da consciência negra. Ao lado do vice-prefeito Hélio da Mata, representando o Prefeito Hugo que se recupera de um acidente automobilístico, também o ex-prefeito Dr. Walter Brandão, o Secretário Antônio Leão, Lideranças locais como Dr. Paulo Mendonça e também diversas lideranças e prefeitos da região.
Marcaram presença no palanque do Governador em Caturama: o Prefeito de Paramirim Dr. Júlio Bernardo, o vice-prefeito Robson Martins; de Rio do Pires, estiveram o Diretor da CAR e maior Liderança política Valtinho, vereadores e lideranças do PT; de Botuporã esteve o ex-prefeito Moací e o prefeito Tavim; de Macaúbas o vice-prefeito Gilbertinho e vereadores, representaram o Lider Amelinho; de Ibipitanga, esteve o prefeito Beto, vereadores e Secretários; de Boquira, o prefeito Marco Túlio e o vice-prefeito Almirzinho; de Érico Cardoso, a vice-prefeita Dona Flávia e Secretários, representaram o prefeito João Paulo.
Em seu discurso, o Governador discorreu sobre a sua vitoriosa trajetória na política baiana, com bom humor e demonstrando gratidão, brincou com lideranças e deu uma verdadeira aula aos presentes, sobre o dinamismo da política, que hoje exige muita dedicação e compromisso com o povo: “Vivemos um momento, em que o político tem que estar antenado, visitando as bases, em contato constante com o povo. Governador, Prefeito, ou qualquer outro político, que se eleger, se trancar no gabinete, cercado de assessores que só lhe trazem coisas boas. Aquele que não ouve e dialoga com o povo, cumprindo o que prometeu com humildade, certamente, quando pensar que está por cima, vem a eleição e o povo o derruba do poder”. Concluiu o Governador.
Em entrevista exclusiva ao jornalista Samuel do Jornal O Eco, Wagner declarou que vive um momento ímpar, disse estar muito satisfeito com o reconhecimento do povo baiano, tendo dado votação histórica a Rui, João Leão e Otto Alencar.
“Aproveito a oportunidade, para falar ao povo da região, através do Jornal O Eco, que estarei investido em um novo período da minha vida pública, irei colaborar diretamente com o governo da presidenta Dilma, assumindo um Ministério. Porém, nunca deixarei de ajudar a Bahia, ajudarei Rui em seus quatro ou oito anos, carreando recursos e melhorando a vida do nosso povo baiano”.
Indagado sobre qual seria o cargo que assumiria no governo federal, Wagner desconversou, afirmando que somente a presidente Dilma saberia essa resposta.
De Caturama, a comitiva seguiu para Tanque Novo, onde, com a presença do prefeito Dedé, entregou um trator e implementos agrícolas, que somam R$ 120 mil, foram entregues à Associação Comunitária de Mocambo. No local, Wagner assinou ainda autorização para início das obras de implementação de unidade de beneficiamento de mel no município. Encerrando a caminhada pelo Vale do Paramirim. Nossa reportagem realizou entrevistas com diversas lideranças regionais, as quais serão editadas no Jornal Impresso, bem como todos os demais detalhes desse evento.