Por volta das 2:30 da madrugada dessa quinta-feira (16), um bando formado por cerca de 20 homens armados até os dentes, invadiram a cidade de Tanque Novo, cercando o posto policial e atirando com armas de grosso calibre, se dirigiram para as agências dos bancos do Brasil e Bradesco que ficam localizadas na mesma avenida principal, próximas a Praça da Feira.

Enquanto alguns faziam a proteção, outros destruíam as duas  agências com grande quantidade de dinamite. as explosões foram tão fortes, que segundo o proprietário do prédio que abrigava o Banco do Brasil, comprometeu toda a estrutura do imóvel, arrebentando inclusive o piso do andar superior.

A quadrilha levou todo o dinheiro dos caixas eletrônicos e, dos cofres, que ficaram destruídos em ambos os bancos.

Até se retirarem, por volta das 3:h15min da manhã, os bandidos não pararam de atirar, impondo um verdadeiro clima de terror nos moradores que acordavam assustados, temendo por suas vidas. De acordo com uma colaboradora do jornal O Eco, a quantidade de dinamite utilizada, todas as casas da vizinhança se abalaram, janelas foram despedaçadas, sem se falar nos prédios das agências que ficaram em ruínas.

Após a prática delituosa, os meliantes fugiram , ateando fogo em um veículo na saída da cidade. A polícia da região foi acionada e empreendeu uma caçada aos elementos. Até o presente momento não se tem informações da quantia levada, nem do paradeiro dos assaltantes.
 
Por conta da situação, os moradores da cidade ficarão sem agência e vão precisar ir para as cidades de Caetité, a cerca de 75 quilômetros,  de Paramirim, ou Guanambi, a 110 quilômetros, para ter acesso a serviços bancários, uma ves que a cidade mais próxima, (Botuporã), também foi atacada dias atrás e ainda não reestabeleceu o atendimento . Até a publicação dessa matéria, ninguém havia sido preso.
 
Nossa reportagem já abordou por diversas vezes esse tema, enfocando a inércia do estado, que já devia ter em cada região grupamentos aéreos com helicópteros especiais em cidades estratégicas, homens treinados, para em minutos localizarem os fugitivos e assim inibirem tais ações. Como diz o velho ditado popular “Só fecham a porta depois de roubados”. Talvez, agora, com essa onda de destruição e medo, o Senhor Governador possa pensar sobre esses procedimentos de segurança.

O pior é que, como muito bem lembrou a nossa colaboradora Amanda, das cidades da região, só falta Paramirim ser atacada para se fechar um circulo de assaltos com explosões na madrugada. Fica o alerta!

Agência do Bradesco também foi explodida na cidade de Tanque Novo. (Foto: João Carlos/ CulturalFm)

FOTOS: AMANDA SORAIA