Órgãos Governamentais, Entidades e a População, estarão reunidos no próximo dia 27 de maio de 2015, no Clube Social de Érico Cardoso, iniciando-se a reunião às 9:00hs, com debates, explanações e discussão dos problemas, alternativas e soluções viáveis para a graves situação dos rios e lagos, a Segurança Hídrica do Vale do Rio Paramirim e o esgotamento sanitário do Município de Érico Cardoso.
Na oportunidade, o prefeito do Município Dr. João Paulo, bem como demais autoridades governamentais e técnicos ambientais, estarão explanando as causas, riscos e soluções prováveis a serem adotadas para esse que é hoje, uma das maiores preocupações ambientais, não somente dos moradores de Érico Cardoso, como de todos os municípios do Vale. O Esgotamento sanitário é a mais urgente necessidade, em se tratando de Segurança Hídrica e Ambiental.
Apesar de ter sido ignorado por muito tempo pelos governos que se revessaram no poder, sabendo que o município, ou a prefeitura, com recursos próprios, nunca seria capaz de realizar tamanho investimento, a situação vem se agravando de tal forma, que hoje, é impossível se falar em qualquer ação ligada aos recursos hídricos do Rio Paramirim, sem que esbarre na necessidade de implantação de uma parceria para retirar do leito o esgoto que se projeta in natura nas águas que consumimos.
Desse encontro (Audiência Pública), espera-se que saiam definidas ações concretas, propostas viáveis, a serem executadas de imediato, no sentido de salvar o rio e ao mesmo tempo, oferecer dignidade mais saúde à população aguaquentense.
Temos afirmado inúmeras vezes em nossas reportagens sobre o assunto, que não é possível se pensar em ampliação ou melhora na oferta de água potável, antes que se recupere um rio, uma bacia que está doente. Acreditamos que esse deve ser o pensamento dos que ali discutirão esse graves problema