Cerimonia aconteceu de forma virtual, tendo sido diplomados também o vice-prefeito Quinquinha, vereadores eleitos e suplentes.
Diferente dos anos anteriores, conforme vem ocorrendo na maioria das comarcas, as cerimônias de diplomação aconteceram virtualmente, por meio de chamadas de vídeo. Ontem (14) em Ibipitanga, também foi realizado o ato simbólico, que foi transmitido ao público pelas plataformas digitais, conforme solicitação da Juíza Eleitoral Melissa Mayoral da Comarca de Macaúbas, considerando o atual cenário com aumento de casos de infectados e óbitos em decorrência da COVID-19, e dos Decretos nas esferas Estadual e Municipal que proíbem a realização de eventos que gerem aglomerações, comandou o evento online.
O prefeito eleito Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira “Beto” (PDT), juntamente com o vice-prefeito eleito Joaquim Francisco Gomes “Quinquinha” (REPUBLICANOS), também os vereadores e suplentes, participaram do ato oficial que na prática, finaliza o trabalho da Justiça Eleitoral no pleito de 2020, outorgando aos eleitos o direito de tomarem posse dos seus respectivos cargos em 1º de janeiro de 2021. A diplomação dos eleitos acontece após a proclamação dos resultados, quando a Juíza declara oficialmente quem são os eleitos, repassando-lhes o diploma, documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral, que legitima o seu possuidor a tomar posse do cargo para o qual foi eleito pela vontade popular, nos termos da Constituição Federal.
O prefeito eleito e agora diplomado, disse a nossa reportagem que “a batalha foi árdua em tempos tão difíceis para toda a comunidade de Ibipitanga e do mundo. No entanto, era uma obrigação atender o chamado do povo da minha terra, que em sua maioria nos concedeu mais um mandato. Acredito que todos os colegas prefeitos que vocês entrevistam, estão com o mesmo sentimento, um misto de alegria pela vitória, muita expectativa de trabalho a partir do próximo ano, mas, com a preocupação no hoje, nesse momento difícil de uma doença cruel. Digo isso, porque fui acometido pela COVID-19 em plena campanha e sei que não é brincadeira. Vamos juntos lutar para que em breve tenhamos a vacina, enquanto ela não chega, é importante manter o isolamento, cumprir as regras de prevenção e ajudarmos uns aos outros para que vençamos também essa batalha”. Conclamou Beto.