Herzem Gusmão que tem 72 anos e segue internado sem previsão de alta do Hospital Sírio-Libanês, se licenciou do cargo através do Decreto Legislativo 02/2021 por tempo indeterminado. Situação provoca rumores na sociedade e no meio político.
Apesar de estar internado no Hospital Sírio-Libanês desde o ano passado onde deu entrada com complicações pulmonares em decorrência da COVID-19, a real situação de saúde do Prefeito de Vitória da Conquista não é divulgada em detalhes para o público, que começa a desconfiar de algo mais grave com o quadro clínico do gestor. Há rumores inclusive de que ele teria sofrido o agravamento de outras doenças pré-existentes e que passa por tratamentos intensivos na busca da recuperação.
Alguns arriscam afirmações não oficiais sobre complicações sérias do diabetes e também nos pulmões por ser Herzem um ex-fumante. No entanto, a família e a unidade de saúde não repassam detalhes do quadro clinico do prefeito licenciado Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que não tem data certa para retorno ao Cotidiano Conquistense. A Instituição de Saúde em suas notas e boletins, se limita a afirmar que “o paciente continua na Unidade Semi Intensiva e apresenta um quadro clínico estável”.
O licenciamento do prefeito que havia tomado posse na UTI através de videoconferência, se deu através do Decreto Legislativo Nº 02/2021 divulgado na última sexta-feira (26), autorizando a por tempo indeterminado seu afastamento, desde que apresente a cada 30 dias, um documento da unidade médica, para que seja mantida a licença.
Em uma situação totalmente inesperada, com a ausência do titular da pasta, no gabinete de Herzem, está a vice-prefeita e atual gestora interina do Município de Vitória da Conquista, comandando o executivo como prefeita em exercício, Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, que, de forma muito restrita, supostamente devido à “acordos de bastidores”, aparenta estar engessada para desenvolver alguns atos. Ela não exonera e nem nomeia membros da equipe herdada desde o ano passado.