Projeto inovador vai levar serviços, garantir o acesso a direitos e cidadania para cada morador do município.
Consolidando o perfil humanitário, transparente e acessível da atual gestão municipal, que se mostra sensível para com as famílias Ibitiarenses, o prefeito Wilson dos Santos Souza, solicitou um amplo projeto de intervenção social com o objetivo de percorrer as comunidades do município de Ibitiara, levando os serviços básicos para a população, no intuito de suprir as principais necessidades, além de realizar levantamentos específicos sobre como melhorar o atendimento público, para que seja feita uma gestão pautada em indicadores da realidade, e desta forma gerir com eficiência, contemplando especialmente os mais vulneráveis. A Caravana Social contou com o apoio de diversos segmentos, autoridades e lideranças que fizeram questão de estar presente no lançamento.
VEJA VÍDEO RESUMODO EVENTO:
Sob a coordenação da Secretária Sílvia Lara, a profissional especializada em Assistência Social, Maira Almeida, elaborou com maestria o referido projeto, que foi aprovado pela gestão e teve a sua primeira atividade oficial, com a realização do primeiro grande encontro da Caravana Social, no Distrito de Mocambo nesta terça-feira (24), na escola Tainá dos Santos Rodrigues, que recebeu toda estrutura organizacional, para que fossem desenvolvidas diversas ações, envolvendo não somente a Secretaria de Ação Social, como também as demais Secretarias Municipais, profissionais da saúde, educação, jurídico e outros servidores, que colaboraram para o extremo sucesso na primeira parada da Caravana Social, que pretende visitar diversas comunidades rurais e bairros periféricos da sede.
A Autora do projeto, Maira Almeida, esclareceu que “tendo em vista a realidade social e a vulnerabilidade de muitas famílias do município de Ibitiara, o prefeito solicitou e elaboramos então este projeto, visando melhorar a qualidade de vida da nossa gente. A proposta é aproximar os usuários dos serviços públicos, levando até eles a Caravana Social, que dispõe de ações voltadas para a saúde, e empoderamento das pessoas adultas, crianças e adolescentes, levando orientações, ouvindo as demandas e acima de tudo buscando assegurar direitos e melhorar a qualidade de vida dos usuários dos serviços públicos. A ideia é contemplar inicialmente as comunidades maiores e estender tais serviços para os demais povoados”. Afirmou Maira.
Ainda de acordo com Maira, “a Prefeitura de Ibitiara patrocina toda a logística necessária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, além do setor jurídico e outros órgãos municipais. Através da Caravana Social, “Cuidando da nossa gente”, a gestão realiza também a busca ativa, para orientar sobre os serviços disponíveis e ofertar as garantias constitucionais a todos os cidadãos nos quatro cantos do município. Além de mobilizar profissionais das outras Secretarias, para palestras, orientações e serviços gratuitos. Nesses encontros é disponibilizada a urna da ouvidoria, para receber sugestões, reclamações e denúncias que tenham relação com os serviços públicos prestados, para que sejam elaborados levantamentos específicos de demandas das comunidades, além de incentivar a cultura e tradição, bem como levar o lazer saudável para a criançada”. Concluiu.
O prefeito abriu o evento inaugural do projeto, discorrendo sobre a importância dos serviços e da aproximação com cada comunidade. Para Wilson “O objetivo principal desse projeto é percorrer as comunidades do município de Ibitiara, levando os serviços básicos, aproximar e conhecer cada vez mais as necessidades do nosso povo, para que seja feita uma gestão pautada em indicadores da realidade, e desta forma gerirmos com eficiência e eficácia. A nossa gestão quer estar sempre ao lado do povo, ouvindo as pessoas, convivendo com as realidades, para que sejam desenvolvidas obras e ações que realmente satisfaçam as necessidades da maioria”. Enfocou o gestor.
Além de atividades, palestras com profissionais estão inclusos: fisioterapia com exercícios de alongamento e orientações sobre dores na coluna, enfermagem e medicina preventiva, aplicação de vitamina A em crianças, teste de glicemia, orientação de preventivo, orientação sobre contraceptivos, teste rápido de sífilis, HIV, hepatite B e C e doenças prevalentes na população negra, nutrição com instrução sobre alimentação saudável, plano alimentar, apresentação de 10 passos da alimentação saudável, levantamento dos pacientes desnutridos, direito com instrução sobre direitos previdenciários, direitos civis, atendimento particularizado, administração com Planejamento financeiro e organização das finanças pessoais, psicologia com instrução e orientação sobre saúde mental e emocional da mulher, serviço social, com instrução e orientação sobre políticas públicas, serviços oferecidos pelo CRAS, odontologia com análise bucal e levantamento dos pacientes, estética e higienização com dicas de limpeza e hidratação da pele, escovação capilar, esmaltação, corte de cabelo e burço e educação com a realização de atividades lúdicas e educativas.