Por volta das 05h40, do dia 24.04.2012, no KM 690, da BR 122, próximo a Guanambi-BA, Equipe do Núcleo de Operações Especiais da Bahia, abordou o ônibus da empresa Novo Horizonte, placa JOS-3555, linha São Paulo x Ibipitanga. Durante a abordagem foi encontrado no bagageiro do ônibus uma motocicleta HONDA CG, cor preta, ano 2008, placa ESX-3451, ao verificar a documentação e a motocicleta, foi verificado que tratava-se de um veículo com ocorrência de roubo/furto,ocorrido na cidade de Sào Paulo, e que a placa verdadeira do veículo é ESB-3727. Constatou-se também que a documentação do veículo (CRLV) foi adulterado, tendo sido furtado do Detran de São Paulo, de acordo com Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 04/03/2012. Foi observado, através da relação de despacho da empresa Nova Horizonte, que o veículo fruto de delito, seria entregue na cidade de Rio do Pires/BA, ao Sr.ARISTON FRANSCISCO BATISTA, também conhecido como SERROTE, que segundo o mesmo, é suplente na câmara municipal da cidade de Rio do Pires. Iniciou-se diligências afim de capturar o referido receptador. 
Chegando no ponto de apoio da empresa, na cidade de Rio do Pires, não foi localizado o receptor. O Sr. JURANDIR MARQUES DOS SANTOS, encarregado da empresa, informou que conhecia o Sr. ARISTON FRANSCISCO BATISTA, conhecido como “SERROTE”, e que esta seria a terceira motocicleta endereçada ao Sr. ARISTON. Após outras diligências foi localizado o Sr. Ariston, na cidade Caturama, acompanhado de seu advogado, há 30 km de Rio do Pires, nas imediações de um posto de combustível. No trajeto até a delegacia de Rio do Pires, o mesmo informou que essa seria a segunda motocicleta que ele comprara a um sujeito com apelido TONHO, que mora em São Paulo. Após a equipe localizar essa segunda motocicleta, de marca Honda, cor preta, placa EHS-7396/SP, constatou-se, através do chassi, que tratava-se de veículo com ocorrência de roubo/furto, ocorrido na cidade de são Paulo, que a verdadeira placa do veículo é HOI-0185/MG. Verificou-se também que o CRLV foi adulterado. Foi dado voz de prisão ao Sr. ARISTON FRANCISCO BATISTA, pelo crime de receptação, e juntamente com os veículos, encaminhados para polícia civil de Rio do Pires para os procedimentos legais.
Segundo informações de pessoas do município, após pagar fiança, o acusado foi libertado e responderá ao processo em liberdade. ainda segundo informações de fontes que não quiseram se identificar, o acusado buscou abrigo na casa do pré-candidato a prefeito do PT, antes de se dirigir para o Posto, onde foi abordado e detido.