A tradicional Festa na comunidade de Bucuituba ou Santa Rita, na área rural de Boquira, que acontece há décadas, reúne milhares de filhos da terra, moradores e visitantes, numa bonita concentração em homenagem à santa padroeira do lugar, bem como uma  oportunidade de se rever amigos, divertir-se no hospitaleiro e aconchegante distrito.

É um costume no município, quando em ano eleitoral, observar-se a movimentação dos  pleiteantes (pré-candidatos) a cargos eletivos. É na festa de Santa Rita que se mede o potencial, a aceitação popular, os apoios recebidos, enfim, a população que se faz presente, além da devoção e diversão, também aproveita para analisar “quem se apresenta mais forte” politicamente falando.

Por isso é comum a aproximação com os pré-candidatos que porventura detenham mais simpatia. Esse é o dito popular, que todos em Boquira conhecem:  “Quem é mais assediado na festa de Santa Rita, supostamente é o mais cotado para as eleições daquele ano”.

Nossa reportagem, que esteve presente nos festejos, registrando os acontecimentos, surpreendeu-se com a forma como foi recebido o jovem pré-candidato Luciano da Farmácia. Apesar de não se tratar ainda de campanha eleitoral, o povão se manifestou e fez festa para recepcionar Luciano, que representa uma nova opção política, avesso aos velhos padrões de líderes que há mais de 20 anos mandam em Boquira.

Lideranças de diversos povoados do interior do município, fortes líderes e empresários da sede, a juventude em massa, enfim, Luciano, como estreante na política, emocionou-se por diversas vezes, pois não esperava tamanhas manifestações de carinho e esperança na sua pessoa.

O Jornal O Eco, juntamente com a equipe da TV OEco.com, observando e registrando toda aquela movimentação que inclusive ofuscou as atrações musicais que se apresentavam no palco, resolveu entrevistar o pré-candidato, algumas das lideranças e gente do povo, que seguiam Luciano por onde passava.

Preocupado em seguir todas as normas que regulamentam o processo eleitoral, com a humildade de sempre, Luciano afirmou que aquela era uma visita normal, como cidadão boquirense, um comparecimento à festa de Santa Rita para rever amigos e se confraternizar com conterrâneos. Disse que não esperava esta calorosa recepção, a qual agradeceu de coração, porém, deixou claro que o momento de se fazer campanha ainda chegará, onde pretende apresentar as suas ideias para uma administração futurista. Mesmo interpelado algumas vezes sobre a política local, com humildade e muita educação, Luciano não abordou estes temas, se limitando a declarar que era momento de festa, de alegria e confraternização.  “Cada coisa no seu momento adequado, assumimos a pré-candidatura, agradecemos  o apoio de todos, mas, devemos obedecer o que determinam as Leis. Por isso, hoje recebo os abraços da nossa gente, dos nossos irmãos de Boquira, reafirmando que nosso momento de discutir os destinos desta terra chegará, isso está bem perto” encerrou o diplomático pré-candidato.

Ouvindo populares, nossa equipe constatou que, os demais pré-candidatos preocuparam-se com o que viram, pois além de liderar as pesquisas de intenção de voto, Luciano tem o menor índice de rejeição. A julgar pelo que presenciamos em Santa Rita, este termômetro deve ter registrado dor de cabeça e muita febre nos demais postulantes à prefeitura de Boquira.

Para ver todas as fotos, digite o link abaixo no seu navegador:

http://www.oecojornal.com.br/fotos.php?albumId=5745322464200016449&numPhotos=70