Após as definições dos candidatos aos cargos de prefeito e vice em todas as cidades da Bahia, em nossa região, o Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, inicia como nos pleitos passados, o seu trabalho de acompanhamento das tendências do eleitorado, através da realização de pesquisas de opinião/intenção de voto, uma das atuações que ao longo destes 15 anos de existência da empresa de Pesquisa, comunicação e marketing, marcaram o profissionalismo, ética e competência, através dos acertos incontestáveis, comprovados por todos os moradores das cidades dessa região.
Apenas para efeito de registro nos anais da história, O Eco, foi o Instituto de Pesquisas, que teve a coragem de registrar junto ao TRE e divulgar, no ano de 2004, a pesquisa eleitoral que previa a vitória do candidato de oposição Dr. Carlos Batista, que desbancou do poder o grupo liderado por Emerson Leal. A pesquisa, que por sinal foi muito contestada na época, veio a se confirmar nas urnas.
Além deste, outros prognósticos proporcionaram ao Eco, credibilidade e respeito, para citar alguns, lembramos o pleito de 2008, quando em Livramento, anunciamos a tendência para a reeleição de Carlão, em Rio de Contas, apontamos a vitória inesperada de Dr. Márcio Farias, em Paramirim, cravamos exatamente o percentual obtido por Dr. Júlio; em Érico Cardoso, a pesquisa do Eco, bateu com o resultado das urnas, em Caturama, ousamos em anunciar previamente a frente do candidato Hugo Mendonça e acertamos, Rio do Pires confirmou nosso trabalho com a vitória de Dr. Ney, em Botuporã, numa briga acirrada, apontamos a vitória do candidato da oposição por uma margem apertadíssima de apenas 04% dos votos válidos, o que se confirmou nas urnas. Macaúbas foi fácil detectar a esmagadora vitória de Amelinho, em Ibipitanga, mesmo sofrendo com calúnias, difamação e todo tipo de pressão e ameaças, O Eco se manteve firme na sua convicção e teve a sua competência comprovada nas urnas com a vitória de Beto do PT. Além destes, existem diversos outros municípios que nos dão credibilidade como: Oliveira dos Brejinhos, Ibitiara, Novo Horizonte, Brotas de Macaúbas, Seabra, dentre outros, nos quais, existem provas incontestes da seriedade deste Instituto de Pesquisas, podendo os interessados, caso queiram comprovar, pesquisarem nos respectivos Cartórios Eleitorais dos municípios, onde estão registrados nossos trabalhos.
Neste primeiro levantamento estatístico em Livramento, que obedece todas as normas e Leis eleitorais vigentes, o resultado aponta um empate técnico, com ligeira vantagem para o candidato apoiado pela situação (Ricardinho), que no primeiro instante, tem desvantagem na sede do município, porém, na área rural, detém maioria. O resultado deste levantamento estatístico demonstra que, a briga promete e não há franco favorito. Veja nos gráficos a real situação em Livramento:
*Dados Técnicos Obrigatórios Sobre a Pesquisa:
Estatística responsável Daniela Alves Ferreira de Souza Conre: 8032
Entrevistas colhidas entre os dias 06, 07 e 08 de julho de 2012, pesquisa realizada por iniciativa própria do Jornal O Eco Ltda, com o intuito de informar a população regional.
Plano Amostral: Amostra estratificada com alocação proporcional
Foram entrevistadas 378 pessoas, sendo 165 na sede e 213 na zona rural; intervalo de confiança: 95% ou 0,05 de significância; erro padrão 5%.
Essa pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral protocolo nº BA-00032/2012.
A autenticidade dessa pesquisa poderá ser confirmada na página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no endereço http://www. tse.jus.br, por meio do código 7FE1.C725.0474.6AF2.
JORNAL O ECO LTDA: CNPJ: 08.624.076/0001-08 REGISTRO NO CONRE: 021/2008