Segundo dados divulgados pelo site noticiasderiodecontas.blogspot.com.br, que noticia o resultado de uma “ pesquisa”, na qual o Candidato da oposição Cristiano Azevedo, “lidera” as intenções de voto naquele município. Fere diversos pontos da Lei 9.504/97, bem como a resolução do TSE n. 23.364/2011, que regulamentam a realização, registro e divulgação de pesquisas eleitorais para o pleito de 2012.

A começar pelo erro gritante e amador nos resultados apresentados, onde os quesitos (intenção de voto Estimulada e o índice de rejeição), não somam 100%, ou seja, não totalizam exatamente fechando o levantamento estatístico.

A divulgação também não informa dados obrigatórios  que a torna passiva de  multas e punições. Tais como: Quem contratou a pesquisa; Nome da Empresa que realizou o trabalho, bem como o seu registro no CONRE – Conselho Regional de Estatística; Nome e Registro do Profissional Estatístico responsável pelo trabalho; omite até o código do TSE, para que as pessoas possam consultar os dados do registro e a autenticidade da pesquisa.

Além de estar em total desconformidade com o que exige a Lei, os números finais estão sendo motivo de piada em Rio de Contas, pois muitos não acreditam na sua veracidade.

Diante de tantas irregularidades constatadas, cabe aos partidos, coligações e ao próprio Ministério Público, interferir junto à Justiça Eleitoral, para que os responsáveis por tamanha afronta à Lei sejam punidos com rigor e de forma exemplar, valorizando com isso as empresas que realizam esse tipo de trabalho com seriedade.