Multidão compareceu na nova praça do forró, para brincar no arraiá! Grandes atrações, muita organização e como sempre, o povo dançou até o amanhecer nos três dias de muita festança.

Uma das festas mais famosas e concorridas do nosso interior baiano, o tradicional São Pedro de Rio do Pires, retornou com força máxima na sua edição 2022, após dois anos de pandemia e recolhimento, três dias festivos na nova praça que compõe o moderno conjunto arquitetônico no centro histórico totalmente repaginado, com nova estrutura, pavimento asfáltico e urbanização futurista. A população local, recebeu milhares de visitantes, para juntos, voltarem a escrever uma nova página na história do maior evento festivo do município.  “Todos esperávamos por esse retorno dos eventos festivos com a presença do povo nas ruas. Essa é uma vitória da vida! A concretização de um recomeço pós pandemia. Sei que essa festa representa o reencontro de amigos, familiares e tem o poder de colaborar para aquecer a economia da cidade. Nós somos parte dessa tradição de muitas décadas e não podemos deixar de reavivar essa cultura. Disse o Secretário de Finanças do município, Dr. Hiran Mendonça.

VÍDEO RESUMO DA FESTANÇA:

Os festejos de São Pedro em Rio do Pires, possuem imensa força no íntimo de cada filho da terra, pela alegria do reencontro, das reuniões familiares e de toda efervescência que a cidade experimenta desde os preparativos, até a execução da última nota da sanfona, na manhã de terça-feira, anunciando que chegou ao fim mais uma edição de tão expressiva manifestação folclórica e cultural dessa gente sertaneja.  A população riopirense, turistas e filhos da terra que retornam nessa época, lotaram o arraiá de São Pedro nos dias de festa, com destaque para a segunda-feira (04), quando o espaço recebeu um dos maiores públicos da história.  “Foi uma satisfação imensa ver nossa gente na rua mais uma vez, a família sertaneja se divertindo com tanta alegria”, disse o prefeito Vânio Santos. “Acreditamos que esse seja o caminho para a volta da tão sonhada normalidade em nossa cidade, lembrando que seguimos trabalhando com muito cuidado e capricho em todas as áreas para um crescimento consciente e bem estruturado e assim vamos em frente” Afirmou o gestor.

Em parceira com a BahiaTursa, a prefeitura de Rio do Pires, conseguiu organizar uma festa à altura, correspondendo com as expectativas do público local e das pessoas de todas as demais cidades da região, que sempre somaram para que os festejos de São Pedro se tornassem um grande sucesso reconhecido em todo território baiano”. O prefeito disse sentir-se feliz com o balanço dos festejos e agradeceu a parceria com o Governo do Estado, através da BahiaTursa: “esta união serviu para fortalecer a cultura popular e ainda auxiliar, no fomento do trabalho social, é a união da cultura e o civismo popular”, destacou o gestor. Para um dos foliões entrevistados pela nossa reportagem, os festejos de São Pedro de 2022, foi um dos melhores de todos os tempos, graças ao apoio recebido. “A praça ficou cheia em todos os dias de festa, e a comunidade brincou com muita alegria e paz, famílias inteiras dançando forró e os artistas agradaram a maioria absoluta que esteve presente”. Frisou.

Não é novidade para a região e para a Bahia, que o município de Rio do Pires se tornou referência na realização da festa de São Pedro, evento que a cada ano cresce em estrutura, animação, grandes atrações e público, em uma sequência de recordes, somente interrompidos pela pandemia. Assim sendo, o retorno comprovou que a cultura segue forte e pulsante em cada coração. Tudo isso já faz parte da história e da cultura do município que se orgulha de realizar tão concorrido evento. Ressaltando que essa reverencia, sempre no final mês de junho, início de julho, marcam o encerramento da folia mais conhecida do sertanejo que valoriza a cultura popular do Nordeste.