Comunidade localizada na área serrana de Érico Cardoso, recebeu multidão na tradicional romaria a Nossa Senhora do Carmo

Mantida a tradição centenária do retorno às raízes, uma multidão estimada em mais de 30 mil pessoas, esteve presente na romaria 2019 da comunidade de Morro do Fogo, povoado que no passado, deu origem a maior parte da população do Vale do Paramirim. Foi ali que os Portugueses em busca de ouro, aportaram suas tropas e escravos, tendo encontrado grande quantidade do metal precioso. Com a atividade extrativista dos minerais que eram enviados à Portugal, foi erguida a capela da povoação, que recebeu como padroeira Nossa Senhora do Carmo.

É gratificante constatar que muitas décadas depois de iniciadas as homenagens, no dia da padroeira, os costumes ainda resistem ao tempo, atraindo fiéis de perto e de longe, que todos os anos, se fazem presentes e em um ritual sagrado, agradecem as bênçãos recebidas, pagam promessas, participam das atividades religiosas e de quebra, aproveitam para em meio a uma paisagem rústica, nos montes elevados, local de clima ameno, curtirem a natureza, apreciando rios e riachos que se formam logo após as nascentes.

Todo o encanto da viagem, os encontros e reencontros de familiares e amigos dos diversos municípios, a grande confraternização, acampamentos improvisados o sobe e desce dos romeiros, casamentos, batizados e as festas realizadas na praça da comunidade, são atrativos para todas as idades. A cada ano, cresce o número de jovens, adultos, crianças e idosos, que fazem da festa do Morro do Fogo, um dos maiores eventos da região. A saudade e expectativas se iniciam com a despedida de mais uma edição e somente se encerra com o reencontro que aquece as noites de forró na serra.

Conforme reza a lenda, a festa de romaria do Morro do Fogo, é acima de tudo, uma aventura saudável, evento que reúne gente de todas as classes sociais, personalidades, autoridades, gente jovem reunida nos blocos especialmente criados para os dias de festa, caravanas de cidades da região e até de outros estados, sobem a serra com alegria, muita devoção e a certeza de uma reunião alegre, com atrativos que contagiam, diversas opções de lazer.

As resenhas nas barracas, confraternizações e momentos marcantes nos acampamentos, histórias de vida que se misturam com a história da romaria. Nossa reportagem tem acompanhado essa tradição e testemunhado inclusive casamentos que ocorrerem na capela em antigas romarias, cujos casais ali batizaram seus filhos e seguem cultivando a tradição. Há um vínculo de devoção, uma ligação espiritual que mantém viva e a cada ano mais forte a Festa do Morro do Fogo.

Evidente que um mega evento, realizado em uma região serrana, para onde as pessoas se dirigem utilizando as mais diversas modalidades de transportes, motocicletas, veículos de pequeno e grande porte, coletivos, bicicletas, animais e até gente a pé, lotando toda a Vila, exige um aparato estrutural. Para isso, a Prefeitura Municipal se empenha investindo forte em um complexo sistema de logística, que envolve diversas secretarias. Merece destaque todo o cuidado demonstrado com as estradas, que estiveram impecáveis, organização dos estacionamentos, a preocupação com a segurança que garantiu tranquilidade, estrutura de palco, sonorização e atrações, que fizeram o sucesso da parte profana. Esse ano apresentaram-se Superação do Forró, Lando Ramos, Rayan, Banda Fogueira Elétrica, Flor do Amor, Os Garotos do Forró, Leléu de Zé de Chico, Coladinho LP e Ceian Muniz.

VEJA VÍDEO RESUMO DA FESTA:

Com a mesma humildade e simplicidade que lhes são peculiares, o prefeito do município Dr. Érico Cardoso, esteve presente, juntamente com a primeira-dama Soraia Cardoso e assessores, no meio do povo, recebendo o deputado Marquinhos Viana, ao lado dos vereadores, recepcionando, personalidades e autoridades de outros municípios, à exemplo do ilustre filho da terra, hoje prefeito de Rio de Contas, Dr. Cristiano Azevedo, a primeira-dama Mariana, vereadores e lideranças. O prefeito Dr. Érico enalteceu a organização e todo simbolismo desse importante evento. “Aqui é um local de fé, que nessa época reúne os amigos de todo o município e de outras terras. É um orgulho imenso poder colaborar e me fazer presente no Morro por mais um ano. Se Deus quiser, ano que vem, estaremos de novo aqui, celebrando com nosso povo”. Disse o gestor.

Ao findar da tarde, muitos romeiros já se encaminhavam para o retorno aos seus lares, enquanto a juventude insistia em permanecer na festa, aplaudindo as atrações musicais e dançando no mais animado ritual de despedida da romaria, que segundo notícias, só terminou na madrugada desta quarta-feira(17), deixando nos corações aquele aperto de saudades, mas, a certeza de que ano que vem, todos estarão de volta nesse encontro marcante que já faz parte do calendário festivo de toda a região. Para a edição 2020, os festeiros Luiz Américo, Marlúcio e Rosário, prometem muito empenho para corresponderem com as expectativas dos participantes, contando com o apoio de Dr. Érico, também de amigos e patrocinadores, esperam trazer novidades e manterem essa amada tradição.