O que era para ser uma denúncia contra atos da administração pública municipal de Érico Cardoso, acabou virando motivo de chacota, pelo desespero de alguém em tentar manchar a imagem de uma gestão exemplar. Quem tomou conhecimento da Fake News plantada nas redes, encarou como uma piada de mau gosto. Apesar de tal fato ter caído no ridículo diante da seriedade e competência da equipe administrativa, representantes da administração afirmam que providências serão tomadas no sentido de apurar e punir os responsáveis pelos boatos.

Ocorre que, “alguém” visivelmente incomodado com o sucesso incontestável da festa do Morro do Fogo, bem como com a excelente repercussão das ações do prefeito Dr. Érico, tentando ofuscar o brilho e invejando o elevado reconhecimento público do governo municipal, fez publicar em um blog, uma falsa notícia de que prepostos da administração municipal teriam supostamente realizado cobranças de taxas de estacionamento em terreno particular, buscando com isso atribuir irregularidades aos funcionários públicos municipais.

O acusador, que por sinal demonstra total ignorância dos fatos, bem como das normas legais, não contava com o discernimento das pessoas que ignoraram sua mesquinha intenção de tumultuar um relacionamento pautado na seriedade, transparência e ética. “A denúncia além de vazia, é desprezível, pois todos que acompanharam os preparativos da festa de romaria, são testemunhas das melhorias realizadas, que asseguraram trafegabilidade e conforto aos milhares de veículos”. Afirmou o Assessor de Comunicação Marlúcio.

Para o prefeito Dr. Érico Cardoso, “esse tipo de crítica nem merece resposta, porém, faz-se oportuno esclarecer que a prefeitura, realizou sim um amplo trabalho de infraestrutura em todo o trecho de estradas que liga a sede do município até a comunidade de Morro do Fogo. Ampliação, alargamento, recuperação, encascalhamento, cuidados necessários que garantiram a segurança e conforto de todos que para lá se dirigiram nos dias de romaria. Também nas imediações da comunidade, foram executadas limpezas de terrenos que serviram para facilitar a mobilidade, manobras e retornos de veículos”. Disse o gestor.

Quanto à cobrança de taxas de estacionamentos aluguel de terrenos, residências e locais de acampamentos, em propriedades privadas, Dr. Érico afirmou que “é um assunto particular entre proprietários e usuários. A prefeitura sempre esteve preocupada em oferecer apoio logístico, segurança e até colaborando com atrações musicais, tudo de forma gratuita para todo o público presente. Nunca se ouviu falar em quaisquer cobranças de taxas por parte do poder público municipal. Certamente, tais boatos são coisas de gente maldosa, que tenta denegrir agentes públicos. Graças a Deus, nosso povo é esclarecido e não dá guarida a mexericos de origem desprezível”. Pontou o prefeito.

Vale ressaltar que a propriedade é eminentemente de natureza privada, sendo comum nessa época, os proprietários explorarem economicamente seus terrenos e residências, especialmente com a cobrança de estacionamento para automóveis e barraquinhas de Camping. Ao optar por utilizar esses terrenos com seus veículos, os visitantes firmam volitivamente com os proprietários um acordo de prestação de serviços – guarda de seus veículos/pertences – cuja relação é qualificada como de consumo. Esses procedimentos ocorrem há muitos anos na maioria dos grandes eventos festivos nas cidades da região.