O encontro anual que reúne romeiros e visitantes de diversos municípios da região na pequena comunidade de Morro do Fogo, região serrana de Érico Cardoso, mais uma vez bateu recorde de público. A edição 2018 reuniu ao mesmo tempo, fiéis peregrinos, devotos de Nossa Senhora do Carmo, que para lá se deslocam com objetivos de prestigiarem as celebrações católicas em homenagem à Santa. Também atrai um verdadeiro turbilhão humano, jovens, adultos e até idosos, que veem nas festividades, oportunidade de diversão e lazer em meio a natureza.

A romaria congrega religião e festa profana e se agiganta a cada ano, tornando a festa do Morro do Fogo, uma das maiores de todo o Vale do Paramirim. É verdade que os exageros, todas as manifestações de euforia protagonizadas no caminho por parte de motoqueiros e até motoristas mais exaltados, provocam insatisfações nos moradores, especialmente naqueles que residem às margens da trilha e ruas da cidade de Érico Cardoso. Atitudes tidas como naturais de quem sente o direito ao sossego sagrado do seu lar ameaçado pelos transeuntes. Por conta disso, autoridades e organizadores já trabalham em ações moderadoras, que regulamentem o fluxo de turistas nessa época do ano.

Divergências à parte, o fato é que os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Carmo na comunidade de Morro do Fogo seguem crescendo ano após ano, uma festa que mistura o sagrado e o profano, na qual fica explícita a variedade de gostos e eventos distintos, desta forma, essa tradição de séculos, consegue agradar a todos os tipos de visitantes e romeiros. O desafio para os próximos anos, é a harmonia entre os interesses diversos nesse encontro que hoje evidentemente mistura tendências em um só canto.

A prefeitura de Érico Cardoso, tem trabalhado muito, especialmente nestes dois últimos anos, para ampliar espaços, assegurar conforto e reforçar visivelmente a segurança, além de apoiar as manifestações religiosas e festivas, partes de uma cultura única nesse pedaço de chão. O próprio prefeito Dr Érico esteve presente, acompanhando as missas, revendo amigos, confraternizando com munícipes e testemunhando a efervescência que só se vê no Morro do Fogo.

Independentemente dos motivos que atraem a multidão, coisas peculiares são compartilhadas. A aventura da estrada de terra, as paradas nas estações (barraquinhas), as acomodações improvisadas em residências cedidas ou alugadas, veículos e barracas de camping também servem para passar a noite. Tem ainda a festa dançante, os casamentos e batizados, sempre acompanhados dos sanfoneiros que sobem e descem as estreitas ruas do Morro. Segue acontecendo firme e forte a parte religiosa, a procissão, a missa campal e depois tem o forró, tem o som alto, tem a roupa suja da poeira, tem o churrasco, as barraquinhas, tem o banho de rio, os encontros e encantos, enfim, de tudo um pouco nessa aventura julina que arrebata multidões.

“Na condição de filho da terra e Prefeito do município, não tenho palavras para agradecer a Nossa Senhora do Carmo e a todo esse povo de tantos lugares, que aqui estiveram. Agradecer a todos os romeiros que frequentaram essa festa, porque são devotos de Nossa Senhora do Carmo. Assim como a festa profana que a cada ano é maior porque o povo também gosta de se divertir aqui em cima, em meio a natureza. É por isso temos nos esforçado para organizar melhor esse evento a cada ano, buscando oferecer maior conforto e segurança aos que nos visitam. Quero agradecer ao jornal O Eco e a todos que colaboraram para o sucesso dos festejos. Que Deus e Nossa Senhora do Carmo ilumine o caminho de todos vocês”.