Vânio e equipe conseguem revolucionar com elevado volume de obras que contemplam a sede e todas as comunidades rurais.

Depois de um início difícil, lá no ano de 2017 quando assumiu o seu primeiro mandato, muitas lutas foram travadas pelo jovem prefeito Gilvânio Antônio dos Santos “Vânio” (PP), reorganizando e adequando a máquina pública municipal, para em seguida dar encaminhamento nos projetos que hoje são vistos como grandiosos e muito importantes para alavancar Rio do Pires, proporcionando gradativa e constante elevação na qualidade de vida das pessoas. Apesar de tudo que enfrentou, especialmente com a chegada da pandemia, que modificou planos em todos os aspectos, Vânio conseguiu fechar o seu primeiro período com elevada confiança da população, que o reelegeu para que desse continuidade aos sonhos de muita gente.

Se na primeira etapa o prefeito conseguiu realizar um dos melhores mandatos em Rio do Pires, parece que os ânimos foram literalmente reavivados no segundo ciclo da gestão que se iniciou a pouco mais de sete meses. Tudo conspirou para que a cidade e povoados rurais, fossem beneficiados, quase a totalidade do que estava previsto para quatro anos, está acontecendo ou já aconteceu em um semestre. As maiores e mais sonhadas obras estão prontas ou em fase final de construção, como é o caso da revitalização da Praça da Matriz, incluindo a reconstrução da Praça Ângelo José Marques, que contempla a reconstrução das vias de entorno com banho asfáltico, sinalização vertical e horizontal, projeto paisagístico e de iluminação. Também o asfaltamento da avenida Ambrósio Domingues do Amaral, aproveitando a continuidade da reconstrução da rodovia BA 152, conseguida junto ao Governo do Estado através do prefeito e seus deputados.

VEJA VÍDEO RESUMO DAS OBRAS REALIZADAS:

Sempre preocupado em investir não somente nas obras essenciais, como também em estar aprendendo a cada dia coisas novas, condutas corretas para uma gestão, Vânio buscou se cercar de assessores eficientes e dotados de sensibilidade para com as causas do povo de sua terra. Assim, todas as áreas vem sendo contempladas com atenção e benefícios, como é o caso da educação, da assistência social, que em tempos de pandemia, nunca deixou ninguém para trás, com políticas de acolhimento sem perseguições, com muito profissionalismo e imparcialidade, a gestão é hoje considerada como um divisor de águas na história administrativa de Rio do Pires, ao ponto do ex-prefeito Gildásio, declarar que “a cidade e o campo, nunca experimentou tantas obras estruturais, especialmente pavimentações, sendo Vânio, o gestor recordista nesse quesito”. enfatizou o velho líder que por diversas vezes governou a terra, tendo sido decisivo também no apoio aos recentes candidatos, homem que todos respeitam.

Em um breve documentário lançado hoje nas plataformas digitais, aplicativos de mensagens, portais de notícias e na rede oficial da Prefeitura, a equipe administrativa busca prestar contas de forma simplifica e criativa, através de um vídeo resumo, que elenca as principais obras e ações desenvolvidas pelos jovens que seguem à frente do executivo municipal de Rio do Pires. Percebe-se a satisfação nos depoimentos de moradores, que testemunham os benefícios em sua rua, em suas comunidades, prova inconteste de que o trabalho realizado agrada a maioria. A julgar pelo desempenho até aqui demonstrado, todos os projetos e realizações que ainda estão por ser entregues, aliados ao prestígio conquistado pelo atual grupo político que governa Rio do Pires, chega-se à conclusão que a tendência é de que o ritmo se mantenha acelerado para desespero de adversários políticos, que a cada dia perdem aliados e argumentos.

Em um bate-papo informal com a nossa equipe de reportagem, o prefeito Vânio não esconde a satisfação de ter conseguido se superar e vencer desafios quase que intransponíveis. “Eu venho de uma família política e desde cedo aprendi a encarar desafios. Sabia que não seria fácil, como não está sendo nessa caminhada do segundo mandato. No entanto, o que nos fortalece e nos fez vencer até agora, são as manifestações de gratidão do nosso povo. Não há nada mais gratificante para um gestor do que contemplar a alegria das pessoas com o benefício realizado”. Comemorou o jovem prefeito.

Já o Secretário de Finanças e principal assessor da administração, jovem muito querido e cotado inclusive para suceder o prefeito Vânio, Dr. Hiran Mendonça disse que “nos primeiros anos da gestão passada, sofremos muitas críticas, talvez pela falta de experiência e por estarmos organizando as coisas para implantarmos nossas ideias. Deus abençoou que nossos esforços foram sendo reconhecidos, as obras chegando e vencemos bem a primeira batalha. Nestes primeiros meses do segundo governo de Vânio, estamos colhendo os frutos de todo trabalho plantado e lutando ainda mais, pois, vamos melhorar e trabalhar no planejamento estratégico para os três anos e quatro meses que ainda restam. Conseguimos destaques importantes com um novo modelo de gestão, horizontal e compartilhada. Ouvir as pessoas e estar perto do povo, essa é uma das grandes marcas da nossa administração”. Enfatizou Hiran.

Acompanhe a relação de algumas das principais realizações do governo Vânio em Rio do Pires:

Pavimentação da Rua Júlio José Pereira; Rua Pedro Pereira da Silva; Rua Domingos José Pereira; Rua das Comunicações; Rua Ulisses Caires de Brito; Rua Júlio José da Silva; Rua Áurea de Oliveira Silva; Rua Manoel de Oliveira Souza; Rua Manoel Nicolau; Rua Moisés Brandão; Praça Clemente Pereira da Silva; Praça Delmiro Oliveira Souza; Praça José Marques Filho; Construção do Centro de comercialização de animais; Implantação da Central de Marcação de Exames; Aquisição do aparelho de Raio X para o Hospital; Instalação da clinica de Reabilitação Zeferino Pereira da Silva; Apoio na implantação de um Polo da Universidade UNOPAR; Aquisição de 04 ambulâncias 0KM; Aquisição de Micro-ônibus para a saúde, Implantação do Posto de identificação, Readequação e mudanças de algumas Secretarias Municipais para ampliação no atendimento ao público.

Recuperação de todas as estradas vicinais, seja com recursos próprios ou com parceiras através do Consórcio, dentro do Programa PREMAR (Rio do Pires a Placa passando por Estrelinha e da Placa a Contagem passando por Varzinha); Concretagem nas estradas serranas, realizadas com recursos e servidores próprios, que contaram com importante envolvimento e colaboração de pessoas das  comunidades (destaque pra os trechos de Ibiajara, São Félix e Curralinho); Construção do Mercado de Carnes em Ibiajara; Pavimentação de ruas também em Ibiajara; disponibilização de 01 caminhão caçamba e 01 Ambulância OKM para Ibiajara; Implantação do Consultório Odontológico no PSF, com ampliação do atendimento médico em Ibiajara; Disponibilização de médicos pediatras em todas as Unidades de Saúde; Conclusão da Quadra de Vaca Seca; Construção do Ginásio Poliesportivo em Curral Queimado; Construção de quadra esportiva em Pedra de Ângelo; Construção da Praça na comunidade de Mulungu; Pavimentações e ampliação da Praça de Placa, beneficiando até o acesso ao Colégio e a Unidade de Saúde; Sistemas de Abastecimento de Água via Poços Artesianos nas comunidades de Cabeça da Onça, Riacho Fundo e Matão; Pavimentação em todo o povoado de Curralinho; Implantação da 6ª Unidade de Saúde no município, desta  vez, na comunidade de Curral Queimado; Manutenção e reparos na quadra esportiva da Varzinha, com a Construção de banheiros e vestiários; Pavimentação da Rua João Antônio Correia, também na Varzinha;  Reforma do Mercado da Feira-livre de Varzinha;

O QUE VEM POR AÍ

O prefeito anunciou que está em andamento o Projeto do Estádio Municipal, em parceria com o Governo do Estado, além de R$ 400 mil reais em emendas parlamentares para estradas vicinais; Também está protocolado junto à CONDER, mais um montante de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais),  para pavimentações na sede e povoados rurais, além do grande sonho, pelo qual lutarão todos da equipe, que á a construção da Barragem do Rio da Caixa, redenção para Rio do Pires e região, cujo projeto de viabilidade técnica será concluído em breve.