Rio de Contas, município turístico encantador, que por atrair cada vez mais visitantes do Brasil e do mundo, valoriza cada vez mais o fator segurança pública que é um dos assuntos prioritários da gestão municipal. Prova disso são as ações desenvolvidas tanto pela Secretaria de Administração, como o próprio prefeito Dr. Cristiano Azevedo.

Consciente de que segurança pública é essencial no cenário contemporâneo, a atual gestão vem promovendo uma otimização efetiva, contando com a tecnologia a seu favor, incentiva o aumento do contingente policial na sede e nas comunidades, implementou também novas estratégias e processos de reestruturação da Guarda Municipal, para a manutenção da ordem pública e da paz social.

Para o prefeito Cristiano, considera-se a segurança um valor social a ser mantido e ampliado para que a existência da paz entre os indivíduos esteja atendida. Assim, o gestor entende que é necessário que o município atue de forma preventiva, cumprindo com a sua parte, galgando a tão desejada paz social. Desta forma a segurança em Rio de Contas é harmônica, se aperfeiçoa e promove tranquilidade aos cidadãos.

Segundo o Secretário Átila Ladeia, a ideia de aperfeiçoamento na segurança com foco no fortalecimento da Guarda tem objetivos específicos (tarefas, lugares, tempos e pessoas). Acima de tudo, pode depender da colocação da Guarda onde os riscos se concentram. Lembremos que conforme já explicou Balestreli “a atividade policial ou de segurança, tem que ser instrumento de garantia da cidadania. Assim, os agentes têm que desempenhar papel social voltado para a garantia de direitos fundamentais e da melhoria de qualidade de vida. “Onde há prevenção, educação, civilidade, há paz. “

Dentro desse esforço de avançar a cada dia na melhoria dos serviços prestados, O Secretário recebeu nesta terça-feira, 12 de fevereiro de 2019, o GCM Alan Braga, que atua em Salvador, sendo inclusive membro da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais, que esteve reunido na prefeitura de Rio de Contas, tratando de temas importantes para a corporação. O encontro contou com a presença do GCM Jean (representando os guardas municipais de Rio de Contas).

Na oportunidade foram discutidos assuntos e estratégias para uma melhor organização da Guarda Municipal, possibilidades de investimentos e captação de recursos, assim como também uma formação, para que desta forma venha a corporação local, se enquadrar rigorosamente ao que determina a Lei Federal nº 13.022/14. O GCM Alan Braga, que é autor de 3 livros específicos, presenteou os colegas da GM de Rio de Contas com exemplares dos mesmos, que certamente irão contribuir para melhor desempenho da função.

Em sua fala, o Secretário de Administração, Sr. Átila, a Prefeitura já está viabilizando novos fardamentos que serão fornecidos aos guardas municipais, bem como um veículo que será colocado à disposição dos mesmos.  Ao final da reunião o GCM Alan Braga fez a entrega de doações de materiais como capas de coletes, cintos de guarnição, coturnos, e os já referidos exemplares dos livros “Desvendando as Guardas Civis Municipais”, “Guarda Municipal e a Ronda Escolar” e “Guarda Municipal e a Proteção do Meio Ambiente”.

Segundo Alan Braga, que faz incursão pelo interior, a campanha “Juntos Somos Mais Fortes”, está sendo muito bem aceita. A iniciativa consiste não somente na busca pela união da classe, como também ações, de orientação, pelo comportamento correto do GM em sua função, além de doações de materiais repassados voluntariamente para diversas Guardas Municipais.