Desistência de três pré-candidatos e alinhamentos de projetos, modificam embates e afunilam pré-campanha.

A corrida eleitoral de 2024 em Brumado, está ganhando contornos bem definidos à medida que os pré-candidatos se posicionam e alianças são formadas. Um dos destaques mais recentes é a convergência dos pré-candidatos Marlucinho Abreu, Beto Bonelly e Amarildo Bonfim ao projeto liderado por Fabricio Abrantes, união que promete fortalecer o grupo e consolidar uma frente ampla para a disputa, uma vez que agora Fabrício passa a contar com o apoio de treze dos quinze vereadores que compõem a casa legislativa, além de diversas lideranças locais..

Por outro lado, a pré-candidatura de Claudio Feres que é apoiado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, cujos movimentos políticos e postura pública, se identificam ao espectro direitista e bolsonarista, tem gerado debate e questionamentos entre os eleitores e analistas políticos da região, uma vez que, no nordeste, na Bahia e também em Brumado, a maioria dos eleitores tem demonstrado nas urnas posições contrárias a esse viés ideológico defendido pelo grupo bolsonarista, ao qual o prefeito Eduardo é defensor ferrenho e por tabela, suas ideias respingam no seu pretenso pré-candidato.

Analistas políticos atribuem que a maioria das críticas direcionadas a Feres, estão relacionadas em parte, a sua postura apática e passiva além de seu alinhamento político, “um soldado de Eduardo” que há anos segue a sua cartilha e tem aderido suas ideologias extremamente polarizadas e muitas vezes excludentes ao bolsonarismo, caracterizado por discursos inflamados e posições radicais, o que levantam preocupações sobre a capacidade do pré-candidato de promover uma gestão inclusiva e democrática, que represente todos os segmentos da sociedade brumadense.

Além disso, a associação direta do prefeito Eduardo e o seu pré-candidato, com o ex-presidente Bolsonaro, inclusive com participação recente em atos pró-direitistas, pode gerar uma vinculação excessiva a questões nacionais e ideológicas, desviando o foco das reais demandas e necessidades locais que merecem atenção e soluções efetivas por parte do governo municipal.

Outro nome tem se apresentado como pré-candidato, intitulando-se “independente”, Guilherme Bonfim, esforça-se em transparecer que é o único candidato apoiado pelo governador Jerônimo em Brumado. No entanto, é evidente o cenário de desconfiança na análise criteriosa de especialistas políticos e de boa parte da população, dúvidas sobre a genuinidade e o real comprometimento de Guilherme Bonfim, principalmente pelo fato de não ser filho do município de Brumado, mas sim de Guanambi onde sua família possui representantes e atividades políticas, esse fato levanta dúvidas sobre seu conhecimento aprofundado das demandas e realidades locais, bem como seus reais objetivos com o pretenso desejo de assumir a prefeitura.

Ainda de acordo com opiniões de entendidos da política local, a ausência de raízes profundas no município pode gerar questionamentos sobre a capacidade do pré-candidato de compreender e representar de forma efetiva os interesses e corresponder com as necessidades da população brumadense, pois a atuação política, quando não enraizada em experiências locais e conhecimento das particularidades da região, pode ser percebida como oportunista, buscando apenas vantagens eleitorais sem garantias do compromisso legítimo com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.

Outro ponto de crítica a Guilherme, reside nos rumores que indicam um “suposto apoio velado do prefeito Eduardo Vasconcelos”, causando incertezas sobre a independência e autonomia de Bonfim em relação ao atual governo municipal, uma vez que a população brumadense demonstra rejeição ao atual gestor e existem dúvidas sobre o risco de que em não decolando o nome de Cláudio Feres, haja uma possível união futura entre Guilherme e Eduardo. “Brumado não aceita esse tipo de manobra e espera que seus representantes atuem de forma clara e honesta, sem manipulações ou acordos que possam comprometer a integridade do processo eleitoral e a representatividade dos interesses da comunidade”. Declarou uma fonte idônea, comerciante da terra que preferiu o anonimato.

Aprofundando nas análises sobre as atuais conjunturas políticas da pré-campanha, ouve-se de políticos e lideranças, que levantamentos internos apontam a liderança do jovem pré-candidato Fabrício Abrantes. Mesmo sem citarem números ou dados dados concretos, entendidos da política afirmam que, “agora mais experiente e conhecido, após a disputa passada, Fabrício, vem com uma proposta típica da nova geração de líderes comprometidos com a eficiência na gestão pública, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Sua visão progressista e sua capacidade de unir pessoas em torno de um objetivo comum são atributos que o destacam como um dos principais favoritos na corrida pela prefeitura neste momento crucial que antecede as eleições.” Declaram os observadores

Ainda distante o pleito de outubro, ressaltando que tudo ainda se trata de análises sobre Informações e comentários de quem vive a política local, é fato que o apoio público de treze vereadores, além da desistência de pelo menos três outras pré-candidaturas que se alinham aos projetos de Fabrício, reforçam a sua pré-candidatura no aspecto de apoios políticos. Há quem afirme que o seu amadurecimento ao longo dos anos o tornou uma figura respeitada e influente, capaz de unir pessoas em torno de um projeto comum para o desenvolvimento da cidade.

Certos de que no processo democrático, o veredicto final somente será conhecido após a manifestação soberana do cidadão brumadense nas urnas, acreditamos que com o afunilamento das discussões, alinhamentos partidários e consequentemente novos cenários se desenhando em um movimento natural e democrático, é nosso intuito e dever, noticiar os bastidores e trazer a público fatos relevantes. Desejamos que o discernimento de cada eleitor, seja determinante na decisão do voto pelo bem da terra. Que vença o melhor, aquele que apresentar postura conciliadora e conquistar a confiança da maioria e através de propostas viáveis convencer, provando ser uma liderança capaz de promover mudanças positivas, construir um futuro melhor para a cidade, consolidando um programa de governo viável e promissor para Brumado.