Mulher que faleceu na UPA estava em isolamento e era caso suspeito de coronavírus. Órgão aguarda confirmação dos exames para confirmação do diagnóstico.
A Secretaria Municipal de Saúde de Macaúbas, emitiu Nota de Esclarecimento ontem (27), detalhando os procedimentos adotados com a paciente de 48 anos do sexo feminino, que infelizmente veio a óbito na Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
De acordo com a nota, o falecimento ocorrido no domingo, pode ter sido em decorrência da contaminação por COVID-19, uma vez que a paciente havia dado entrada já com sintomas do novo coronavírus, no último sábado (25), sendo atendida na UPA 24h, onde passou por todos os procedimentos legais recomendados pelo Ministério da Saúde e OMS.
Mantida em isolamento total desde o diagnóstico inicial como suspeita de coronavírus, foi notificada e permaneceu na unidade sendo monitorada, tendo havido a coleta de material para os exames laboratoriais que foram encaminhados no domingo dia 26 ao Laboratório Central (LACEM) em Salvador. Após o óbito confirmado, o corpo foi sepultado, seguindo todas as orientações, como caso suspeito de COVID-19.
Ao contrário dos boatos e especulações, a Secretaria Municipal de Saúde, reafirmou na nota, que em nenhum momento omitiu qualquer informação sobre casos suspeitos e monitorados no município, por entender que quanto mais informada, a população poderá se prevenir melhor contra o contágio. A ASCOM ressalta que o cidadão macaubense busque se informar através dos canais oficiais e de veículos de comunicação idôneos que replicam boletins e dados oficiais do órgão.
VEJA A NOTA: