A principal fonte de abastecimento para os produtores do município, se encontra em péssimo estado de conservação, apresentando defeito nos equipamentos hidromecânicos.
A reportagem do Jornal O Eco, recebeu a informação de fontes idôneas de que os agricultores de Dom Basílio organizaram uma convocação por meio das redes sociais, para uma manifestação pacífica, que ocorrerá hoje (20/08) às 15h, nas proximidades do Bairro Santa Luzia, a fim de chamar a atenção dos responsáveis e cobrar os reparos e troca dos equipamentos hidromecânicos da Barragem Riacho do Paulo, para a consequente liberação de água garantindo a sobrevivência das famílias que dependem da agricultura familiar.
A Barragem do Rio do Paulo, que se encontra em péssimas condições de conservação, além de oferecer risco de rompimento, por possuir sérias deficiências em toda sua estrutura, tem sido motivo de insatisfações externadas por agricultores que reclamam da falta de regularidade na soltura da água para a irrigação, sendo esta a maior fonte de renda do município de Dom Basílio. Má gestão, abandono e depredação dos equipamentos, impedem que o reservatório cumpra a sua função principal, que é garantir a produção local.
A preocupação imediata dos agricultores, que estão penalizados com a escassez de água, é com a substituição de equipamentos e a manutenção periódica do reservatório, para que não haja um colapso no sistema de irrigação, pois, a maioria absoluta das famílias, vivem da produção de frutas e hortaliças. A comporta da Barragem Riacho do Paulo está emperrada o que nesse momento impede o seu funcionamento correto e liberação para atender a demanda dos agricultores.