Na oportunidade o prefeito Gilberto Martins Brito (Beto) aproveitou para realizar a entrega de EPIs e uniformes aos garis.
A prefeitura de Paramirim festejou hoje, 16 de setembro, o aniversário de 143 anos do município. A data foi marcada pela entrega de importantes projetos, como a implantação da Cooperativa Recicla Mais Paramirim, que, através da Secretaria de Meio Ambiente, inicia suas atividades de coleta seletiva dos resíduos urbanos na sede. Uma importante ação da gestão, que se mostra preocupada com o meio ambiente e com os problemas causados pelo lixo. A articulação envolve catadores, equipamentos e supervisão, para que sejam cumpridas as metas e soluções para a destinação final adequada dos resíduos. Estima-se que essa iniciativa também promova mais geração de renda para os recicladores, que antes atuavam no antigo lixão. Em cerimônia reservada devido à pandemia, os servidores e convidados ilustres testemunharam o ato simbólico de grande relevância.
O corpo administrativo, juntamente com os representantes da base do governo no legislativo, optaram por registrar a data magna de Paramirim, de forma simbólica, iniciando com uma alvorada volante (veículo de som, reproduzindo o hino do município), logo nas primeiras horas da manhã. Simultaneamente, se deu a divulgação nas redes sociais, de um vídeo comemorativo, com a mensagem do gestor e por volta das dez horas da manhã, aconteceu o lançamento de projetos voltados para a preservação do meio ambiente, com a inauguração do aterro controlado, distribuição de EPIs para os trabalhadores e a implantação da tão sonhada cooperativa de reciclagem que envolve não apenas a estrutura de coleta presencial, como também a instalação dos eco pontos de descarte em locais estratégicos da cidade, além da estrutura de armazenagem, processamento e destinação dos resíduos.
O ato inaugural contou com a ilustre presença da Promotora da Comarca de Paramirim, Drª Karina Costa Freitas, que em sua fala elogiou o executivo municipal pela louvável iniciativa que demonstra real preocupação com a correta destinação dos resíduos, atitude correta para com o meio ambiente. Como bem lembrou o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Fernando Rogério Viana, “o prefeito e sua equipe, mais uma vez superaram as expectativas ao se debruçarem sobre uma questão polêmica que há anos não é lembrada. Sabemos que Paramirim se mostra na vanguarda, pois, existem dados estatísticos de que 95% da massa total dos resíduos urbanos têm um potencial significativo de reaproveitamento, ou seja, apenas 5% é realmente lixo. O vice-prefeito, Dr. João Ricardo, que juntamente com o pessoal da Secretaria do meio ambiente, se esforçaram para colocar em prática a ideia, afirmou que “o governo municipal será parceiro, vamos escutar, atender e dar todo apoio a esse trabalho maravilhoso que será realizado pela Cooperativa, vamos estar presentes ao longo de toda a gestão, dando o suporte necessário, pois trata-se acima de tudo de promover qualidade de vida, coisa que nunca se falou nos governos anteriores”. Resumiu.
VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:
Na oportunidade, o prefeito Gilberto Martins Brito (PSB), agradeceu a presença da Promotora de Justiça Karina Costa Freitas, enaltecendo a figura cada dia mais forte e atuante das mulheres em todos os segmentos sociais. Beto lembrou que “apesar de serem obras pouco lembradas, a preocupação com o saneamento básico, com a destinação adequada do lixo, é de suma importância para a geração atual, que hoje comemora 143 anos de independência político/administrativa, pois estas são ações que impactarão positivamente também nas futuras gerações”, completando que “assim como o ser humano se preocupa em extrair da natureza, deve se atentar também para os cuidados com o meio ambiente. Isso é ter a consciência de que somos integrados ao ecossistema e precisamos preservá-lo hoje para que nele possamos viver com qualidade e deixar o melhor para gerações futuras”. Concluiu.
Nossa equipe de reportagem esteve no aterro controlado da cidade, conferindo as melhorias implantadas no local, que agora conta com isolamento completo, com cercas divisórias, ampliação e aberturas de valas para o correto descarte de resíduos, além do monitoramento com pessoal qualificado. Também merece destaque o galpão para recicláveis, localizado em ponto estratégico da cidade, com amplo espaço de armazenamento e boa logística para evacuação. Além de tudo isso, comprovamos com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, que o novo sistema implantado, além da coleta diária nas ruas da cidade, contará com o disk-coleta, que reforça a busca por excelência no atendimento às demandas da cidade, para que sejam minimizados os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo reciclável. Gracinete Oliveira ressaltou que, “a participação da sociedade na busca de soluções para os resíduos é de suma importância. Conclamamos a todos para apoiar e aderir ao programa de coleta seletiva, que representa mais uma melhoria na infraestrutura da cidade.